Foz destaca importância do Moradia Legal e pretende regularizar imóveis de oito mil famílias

Cidadania honorária e comenda da Ordem das Cataratas foram entregues aos desembargadores e juiz que coordenam o programa pelo Tribunal de Justiça do Paraná

Em menos de um mês, Foz do Iguaçu reconheceu e destacou a importância dos desembargadores José Laurindo de Souza Netto e Abraham Lincoln Calixto e do juiz Ricardo Piovesan pelo trabalho do programa Moradia Legal, que já entregou mil 1.000 títulos de propriedade aos moradores do Jardim Paraná, Vila Borges, Novo Mundo, Vila Miranda, Portal da Foz, Bela Vista e Morumbi.

“É um programa espetacular. Estamos com mais 1,3 mil títulos para serem entregues e a nossa meta ousada supera a entrega da escritura para oito mil famílias”, disse o prefeito Chico Brasileiro.

“É mais do que uma homenagem, é o nosso reconhecimento ao trabalho dos desembargadores José Laurindo e Lincoln Calixto e do juiz Ricardo Piovesan que tornaram o Moradia Legal, um programa de referência internacional. Foz tem muito a agradecê-los por esta parceria que resgata a cidadania e a dignidade das famílias atendidas”, completou.

Veja também

José Laurindo de Souza Netto, Abraham Lincoln Calixto e Ricardo Piovesan receberam na Câmara de Vereadores os títulos de cidadania honorária de Foz do Iguaçu e a Comenda da Ordem das Cataratas pelo reconhecimento na coordenação do programa. “Essa homenagem eu compartilho com todos aqueles que atuam, principalmente, no poder judiciário, juízes e juízas, servidores e colaboradores”, disse o desembargador José Laurindo, presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR).

“Foz é um exemplo positivo daquilo que esperamos das cidades quando apresentamos o Moradia Legal”, disse o desembargador Lincoln Calixto, criador e coordenador do programa. “Esta cidade tem uma generosidade tão grande que não é possível medir. A felicidade de me tornar um iguaçuense se completa agora”, afirmou o juiz Ricardo Piovesan, que também coordena as ações e as parcerias do programa.

Três mil famílias

Criado em 2020, o Programa Moradia Legal realiza a regularização fundiária urbana em parcerias entre o TJPR, Ministério Público e prefeituras. Garante às famílias a documentação efetiva do seu lote e imóvel. Até dezembro de 2022, o programa deve atingir a marca de 120 municípios e cerca de 3 mil famílias atendidas.

“Muitas coisas podemos resolver extrajudicialmente, basta um contato com a comunidade para descobrir o que ela necessita, procurando soluções, sem que seja dentro de um gabinete”, explicou Lincoln Calixto ao apresentar detalhes do programa na Loyola University School of Law em Chicago (EUA) em encontro de profissionais de direito de todos os continentes.

Durante a entrega de mais 650 títulos em Três Lagoas, o prefeito Chico Brasileiro voltou a destacar a ação comandada pelo TJ-PR, com auxílio do Ministério Público, Fozhabita e Câmara de Vereadores. “São diversas frentes de trabalho que se uniram pelo bem comum. Eu sempre repito que não há sentido em se tornar um gestor público se não for para cumprir a missão de trazer dignidade à população por meio da moradia e direitos sociais”, afirmou.

A regularização pelo programa não tem custos judiciais. Os moradores pagam apenas os custos da documentação e levantamento de dados topográficos. “Temos muitos desafios pela frente e um deles é regularizar as 1,8 mil famílias no Bubas. E nosso objetivo é trabalhar nesta parceria com o Tribunal de Justiça que já nos adiantou para este propósito”, disse Elaine Anderle, superintendente do FozHabita.

Em abril deste ano, o TJPR mediou o acordo entre o proprietário da área, o Governo do Estado e a prefeitura para a instalação de serviços públicos básicos (água e luz) e de infraestrutura no local. “Contamos sempre com o apoio do Tribunal de Justiça que destravou o conflito sobre a área e, vencendo esta etapa da instalação dos serviços e da infraestrutura, vamos regularizar o imóvel das famílias que moram no Bubas”, completou Elaine.

6 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Passagens aéreas de Foz do Iguaçu para Montevidéu a partir de R$ 972 ida e volta; confira datas

A Azul está com excelentes preços de passagens aéreas de Foz do Iguaçu para Montevidéu, com opções a partir de apenas R$ 972 ida e volta com taxas. Tem opções para viajar entre junho e dezembro. A dica é do site Melhores Destinos, onde você confere todas as datas e links para compra (link aqui).

O voo da Azul é direto, saindo às terças e quintas-feiras de Foz, com duração de 1 hora e 55 minutos. O Uruguai é um destino perfeito para uma viagem curta, como em alguns dos feriados de 2023.

Confira toda a disponibilidade de datas no Melhores Destinos.

com informações do CabezaNews, parceiro do Busão Foz

tendências e inovações que vão dominar o mundo das vendas nos próximos meses

O ano de 2022 foi de alta nas vendas do Shopping São José. Localizado na cidade de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR), o empreendimento, que vai completar 15 anos de história em 2023, se consolidou como a melhor opção para compras na região, registrando um aumento significativo em comparação aos anos anteriores, além de manter uma altíssima taxa de ocupação das lojas.

A soma das vendas durante todo o ano de 2022 alcançou os expressivos 33,8% de crescimento em comparação com 2021 e 14,9%, em paralelo a 2019. O levantamento considerou os números totais e os comparativos mês a mês e acompanha a alta registrada em todo o segmento, que teve em 2022 um balanço bastante positivo em termos de expansão. De acordo com a Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), 1419 marcas inauguraram novas lojas em shoppings de todo o Brasil, resultado que representa um crescimento de 16,2% em comparação com o mesmo período de 2021, mostrando que o setor segue aquecido.

No Shopping São José, os números superaram as expectativas. “Tanto em vendas quanto em inaugurações, os resultados foram além do esperado. Encerramos 2022 com uma das maiores taxas de ocupação desde a inauguração. Além disso, as vendas bateram recordes, superando os números anteriores a pandemia”, afirma Fábio Alexandre Rosa, gerente comercial do Shopping São José. Com a população vacinada, a pandemia deixou de ser uma ameaça e os esforços para contenção de danos ficaram para trás, permitindo uma gestão focada em expansão e fortalecimento . “Nos meses de janeiro e fevereiro de 2022, quando houve um surto nas transmissões de Covid, nós chegamos a registrar um certo impacto nos fluxos e vendas,  mas a partir do mês de março tivemos uma retomada surpreendente que resultou em nosso melhor desempenho histórico”, acrescenta Fábio.

Pautado pelo bom rendimento do último ano, o empreendimento agora foca nas ações para os próximos meses com abertura de novas operações, ampliação da alameda de serviços e amplificação de iniciativas sociais e voltadas a sustentabilidade. O Shopping  São José, que no ano passado registrou a chegada de grandes marcas como Hope, Kopenhagen, Artex, Ótica Chilli Beans e Lavanderia Omo, agora se prepara para trazer para a cidade de São José dos Pinhais outros nomes de peso, entre elas a gigante Levis e a franquia de restaurantes norte americana Popeyes. A meta para o primeiro semestre é superar as vendas de 2022 em 10%. “O foco na qualificação do mix de lojas é um dos grandes motes para 2023. Queremos abrir espaço para marcas que ainda não operam na cidade e também oferecer opções diversificadas para o cliente com marcas relevantes e de diferentes segmentos”, destaca o gerente comercial.

As datas comemorativas seguem sendo de extrema relevância para os bons resultados, mas o Shopping São José pretende trabalhar com outros atrativos que garantam o fluxo de clientes o ano todo. “Dia das mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados e Natal são datas em que a procura do cliente aumenta muito, mas temos buscado maior perenidade em nossa operação. Para isso, melhoramos nossa alameda de serviços, que logo vai abrigar os serviços da Unimed, investimos em novas escadas rolantes e em um novo elevador, tudo para dar mais praticidade e conforto aos nossos clientes”, explica. “Além das nossas 160 lojas, somos o único endereço na região onde o cliente consegue ter acesso, em um único espaço, a mais de 16 serviços como academia, salão de beleza, lotérica, chaveiro e costura”, completa Fábio Alexandre Rosa.

O Shopping São José fica na Rua Dona Izabel A Redentora (n° 1434), no Centro de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. As lojas funcionam de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 14h às 20h. Já a praça de alimentação e as opções de lazer funcionam de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 11h às 22h. Mais informações no site www.shoppingsaojose.com.br ou no perfil oficial do empreendimento no Instagram (@shopsaojose).

via redação Busão Curitiba