Fomento à pesquisa

Projeto “A experiência democrática contemporânea: reflexões desde o Cone Sul”, que tem o PPGICAL como um dos parceiros, foi contemplado pelo edital Capes – AUGM.


publicado:
27/03/2025 16h16,


última modificação:
27/03/2025 16h16

Parceria entre a UNILA  por meio do Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina (PPGICAL) , a USP, a Unifesp, a Universidade de Buenos Aires e a Universidade do Chile, o projeto “A experiência democrática contemporânea: reflexões desde o Cone Sul” foi um dos 15 contemplados pelo edital Capes – AUGM. O processo de seleção teve mais de 200 inscritos no país.

Coordenada pela professora Patricia Mechi, do PPGICAL, a iniciativa contará com bolsas de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado, além de recursos para missões de pesquisa. Na UNILA, participam do projeto, também, as professoras Maíra Machado Bichir e Heloísa Marques Gimenez, ambas do PPGICAL, e Cristiane Checchia, do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA). Ao todo, são 16 pesquisadores das cinco universidades parceiras.

O desenvolvimento de projetos de pesquisa conjunto é uma das ações previstas no acordo de cooperação celebrado entre a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), que tem por objetivo fomentar a pesquisa e a formação de recursos humanos de alto nível por meio do intercâmbio científico e da mobilidade acadêmica entre instituições de ensino superior brasileiras e universidades membros da AUGM.