Festival das Cataratas: confira detalhes da programação do evento

Abertura será na próxima quarta-feira (30), às 19h, no Grand Carimã Resort

Já está tudo pronto para a 17ª edição do Festival das Cataratas. O evento inicia na próxima quarta-feira (30), em Foz do Iguaçu (PR), com a solenidade de abertura às 19h no Grand Carimã Resort.

Na quinta-feira (1º), às 14h, a programação segue no Rafain Palace Hotel & Convention com a abertura da tradicional Feira de Turismo e Negócios. No espaço de 7 mil metros quadrados será exposto o que há de melhor em produtos e serviços de diversos segmentos da cadeia turística com o foco na geração de negócios.

Veja também

O horário de funcionamento da feira será das 14 às 19 na quinta-feira (1º) e das 12h às 20h na sexta-feira (2) em virtude da realização da partida entre Brasil e Camarões pela Copa do Mundo 2022, que terá transmissão ao público durante o evento.

O Festival integra ainda outros eventos complementares e paralelos, como o Salão do Vinho Argentino, a Arena Gastronômica, Rodadas de Negócios, MICE Cataratas e o Fórum de Internacional Turismo do Iguassu, considerado o maior evento técnico-científico do turismo nacional.

Confira a programação completa

30/11

9h – 18h – Credenciamento e Atendimento ao participante e Expositor (Secretaria Geral)

10h – 18h – Credenciamento do Fórum Internacional de Turismo do Iguassu (Secretaria Fórum)

14h – 19h – Reuniões Institucionais (Salas Conexão)

14h – 19h30 – Imersão em Smart Cities – PTI *inscrição à parte pelo site oficial do Festival (Sala Conexão 2

19h – Solenidade de Abertura e Homenagem aos Amigos do Festival *mediante convite (Grand Carimã Resort)

20h – Coquetel de Boas-Vindas *mediante Convite (Grand Carimã Resort)

01/12

8h – 12h – Visitas Técnicas (Atrativos Conveniados)

9h – 18h – Credenciamento e atendimento ao participante e expositor (Secretaria Geral)

10h – 18h – Credenciamento Fórum de Turismo (Secretaria Fórum)

9h – 12h – Reuniões Institucionais (Salas Conexão)

9h – 12h – Solenidade de Abertura do Fórum Internacional de Turismo do Iguassu (Sala Conexão 2)

10h30 – 11h30 – Coletiva de Imprensa (Sala Conexão 3)

13h – 13h50 – Lançamento Caminhos de Peabiru

14h – Abertura da Feira de Turismo e Negócios (Expo)

14h – 19h – Feira de Turismo e Negócios (Expo)

14h – 20h – Hackatour Cataratas (Expo)

14h – 20h – Espaço Inovação (Expo)

14h – 20h – Salão do Vinho Argentino (Expo)

14h – 14h50 – “Palestra: WhatsApp, Telefone e E-mail: A nova era do atendimento integrado na Hotelaria, com Palestrante: Rodrigo Teixeira (CEO – Asksuite) (Sala Conexão 3)

15h – 16h – Lançamento do Manual do Multiplicador do Código de Conduta Brasil – MINISTÉRIO DO TURISMO (Sala Conexão 2)

15h – 15h50 – Lançamento do Guia de Produtos Turísticos de Experiência do Paraná – SEBRAE (Sala Conexão 3)

16h – 19h – Reunião Conselho Paranaense de Turismo – CEPATUR (Sala Conexão 1)

16h – 16h50 – “Foz do Iguaçu – destino de experiência em turismo de aventura, com Maria Cecilia Pardo Salata Lopes – Instrutora – Senac Foz do Iguaçu e Hotelaria do Sesc Paraná – atendimentos corporativos e eventos, com Joel Viana Rabello Junior – Gerente Executivo – Sesc Paranaguá” (Sala Conexão 3)

16h – 18h – Rodada de Negócios Sebrae (Conexão Business)

18h – 20h – Rodada de Negócios CATARATAS (Conexão Business)

16h30 – 17h20 – Palestra: Costa Verde & Mar: Seu próximo destino, com Vivian Mengarda Floriani (Sala Conexão 2)

17h – 17h50 – Capacitação Rio Grande do Sul (Sala Conexão 3)

17h30 – 18h20 – Palestra: Formatação dos produtos turísticos do destino Guaratuba, com Roberto Cordeiro Justus (prefeito de Guaratuba) (Sala Conexão 2)

18h – 18h50 – Palestra: Goiânia – Capital da Moda! (Sala Conexão 3)

18h – 18h50 – Capacitação Ciudad del Este – Um Destino em Transformação (Sala Conexão 2)

19h30 – Happy Hour na Roda Gigante (exclusivo para Agentes e Operadores) (Yup Star Foz)

19h30 – Blue Park (exclusivo para Agentes e Operadores) (Mabu Blue Park)

02/12

8h – 12h – Visitas Técnicas (Atrativos Conveniados)

9h – 18h – Credenciamento e atendimento ao participante e expositor (Secretaria Geral)

10h – 18h – Credenciamento Fórum de Turismo (Secretaria Fórum)

9h – 17h – Apresentação de Trabalhos do Fórum Internacional de Turismo do Iguaçu (Salas Paraná)

12h – 19h – Feira de Turismo e Negócios (Expo)

14h – 20h – Hackatour Cataratas (Expo)

14h – 20h – Espaço Inovação (Expo)

14h – 20h – Salão do Vinho Argentino (Expo)

13h – 13h50 – CapacitaFoz (Sala Conexão 3)

14h – 14h50- Palestra Thiago Akira (Sala Conexão 3)

14h – 14h50 – Palestra Turismo na 3a Idade (Sala Conexão 2)

16h – 18h – Jogo Brasil x Camarões na Feira de Turismo e Negócios

18h – 1º Concurso Rainha e Princesas do Turismo Internacional (Sala Conexão 3)

19h – 21h – Encerramento Fórum Internacional de Turismo do Iguaçu (Sala Conexão 2)

19h30 – 21h30 – Natal Show no Movie Cars (Adesão de ingressos no estande do Movie Cars)

Festival da Cataratas

O Festival das Cataratas é organizado pela De Angeli Eventos & Empreendimentos, com patrocínio do Fundo Iguaçu, Fecomércio PR, Confederação Nacional do Comércio (CNC) e Sebrae, com parceria estratégica da ABEOC, Braztoa, Visit Iguassu, COMTUR e Ministério do Turismo.

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Foz do Iguaçu vai ganhar parque urbano com tecnologia 5.0. Conheça o projeto!

Concurso para a escolha do projeto arquitetônico do Ecoparque Itaipu, nos arredores do Arroio Jupira, foi lançado nesta segunda-feira (19) em uma parceria da binacional, Prefeitura de Foz e Instituto de Arquitetos do Brasil

Moradores e turistas de Foz do Iguaçu vão ganhar um parque natural urbano, nos arredores do Arroio Jupira, na Vila A, com trilhas especializadas para interação com a natureza, projetos de educação ambiental, ações de melhoria da saúde física e mental dos frequentadores e uma estrutura completa de atendimento ao público. 

O concurso nacional para a escolha do projeto arquitetônico do Ecoparque Itaipu foi anunciado nesta segunda-feira (19), pela Itaipu Binacional, a Prefeitura de Foz do Iguaçu e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) – Departamento do Paraná (IAB/PR). As inscrições serão abertas em 10 de janeiro e poderão ser feitas até 27 de fevereiro, com premiação total de R$ 120 mil.

O novo parque ficará em uma área de 114 hectares pertencente à Itaipu e hoje circundada por uma ciclovia com 4.800 metros de extensão. O superintendente de Gestão Ambiental da Itaipu, Ariel Scheffer da Silva, disse que a ideia é empregar no projeto o conceito de soluções tecnológicas 5.0, voltadas para o bem-estar das pessoas e conservação do meio ambiente. 

Projeto prevê novo espaço para atividades junto à natureza em Foz (Foto: Captura de Tela/VideoUp)

Segundo ele, “Foz do Iguaçu, como muitas cidades, tem um déficit ambiental muito grande. E essas áreas verdes, quando existem, nem sempre são acessíveis à população”. “Estamos trazendo um conceito novo de qualificação ambiental em áreas urbanas, que poderá ser replicado no Brasil e no mundo”, completou. 

Entre as tecnologias previstas para o local estão wi-fi gratuito, reconhecimento facial e medição de temperatura corporal. Também haverá torres de observação, pontes e espelhos d’água, trilhas sensoriais e de ciclismo, com experiências diferentes para públicos diversos – como idosos e PcDs. A atual Trilha do Vietnã será readequada.

Ariel cita como exemplo de inovação as trilhas voltadas para pessoas em recuperação de problemas cardíacos ou pulmonares. “Queremos fazer parcerias com hospitais para que as pessoas em convalescência possam ter contato com a natureza, fazer um pouco de exercício, mas com monitoramento adequado, usando tecnologias adequadas para a saúde.”

(Foto: Captura de Tela/VideoUp)

Leia também

“A forma como esse projeto foi concebida é inédita no mundo”, destacou o arquiteto Luiz Reis, presidente do IAB/PR. O coordenador do concurso, Jeferson Dantas Navolar, também do IAB/PR, informou que os escritórios de arquitetura interessados já podem acessar o site do concurso (https://concursoecoparqueitaipu.com) para obter informações. A expectativa é que todo o processo seja concluído no primeiro semestre de 2023. Já os custos e o prazo de execução da obra dependerão da complexidade do projeto escolhido.

“A Itaipu tem uma faceta que talvez não seja tão conhecida, mas é tão importante quanto a energia limpa e renovável que produzimos”, afirmou o diretor-geral brasileiro, Anatalicio Risden Junior. “Somos reconhecidos internacionalmente pelo trabalho ambiental e de desenvolvimento social da região. Esta ação é uma forma de trazer para a cidade de Foz do Iguaçu mais um evento para torná-la o primeiro destino de estrangeiros no Brasil. Isso se constrói com pequenas ações, pequenas atitudes, e essa é uma delas”, completou.

(Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional)

O diretor de Coordenação da Itaipu, Luiz Felipe Carbonell, disse que a iniciativa contempla dois objetivos: em primeiro lugar, dar um presente a Foz do Iguaçu, às vésperas do Natal, permitindo, no futuro, que o turista fique mais tempo na cidade; a segunda é investir em um espaço que é importante para Itaipu, porque foi ali que a empresa implementou as primeiras ações de recuperação florestal, que hoje são reconhecidas internacionalmente.

com informações do CabezaNews, parceiro do Busão Foz

Consumo das classes C e D no Paraná cresceu em outubro, aponta pesquisa da Superdigital

A primeira parcela do 13º salário será paga até o próximo dia 30 de novembro. E a segunda, até 20 de dezembro, trazendo injeção de recursos extras para a população. No Paraná, estado com maior parcela de endividados do país, o destino prioritário da gratificação de fim de ano será o pagamento de dívidas. Segundo sondagem da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e do Sebrae/PR, 46,6% dos paranaenses vão utilizar o 13º para pagar dívidas. O volume é superior aos 43,5% registrados no ano passado, bem como aos 36% de assalariados ouvidos em 2020 que afirmavam que quitariam seus débitos.  

O coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, observa que o pagamento do 13º salário deve injetar R$ 15 bilhões na economia paranaense, conforme projeção do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

“Pela pesquisa da Fecomércio PR e Sebrae/PR, no Paraná, esse montante será utilizado principalmente para a quitação de dívidas, tendência que se ampliou com relação ao ano passado, e como segunda opção a realização de investimento e reserva financeira, seguido pela compra de presentes e viagens e turismo. O benefício, além do impacto pessoal, gera um efeito positivo para o comércio, que neste ano tem uma alavanca extra em função da realização da Copa do Mundo, além da Black Friday e Natal”, pontua.

Outra utilização do 13º salário será para fazer uma reserva ou investimento financeiro para 35,8% da população ouvida. No ano passado, a proporção de quem colocaria o valor na poupança ou em investimentos era maior, de 42,3% e em 2020, de 47,8%.

A compra de presentes com o dinheiro extra a ser recebido será a opção de 16,2% dos paranaenses, sendo que no ano passado 30,1% afirmavam que fariam isso. Na sequência, foram citadas viagens e turismo, com também 16,2%.

Apenas 3,9% utilizarão o 13º para pagar impostos e taxas, ante 28% em 2021 e 18,8% em 2020.  

Para o consultor do Sebrae/PR, Lucas Hahn, o comércio e o varejo devem notar uma queda na utilização do benefício para novas aquisições. Porém, os setores devem se preparar para as festas de fim de ano, um dos períodos com maior fluxo de compras.

“É possível notar que o uso do 13º para pagamentos de impostos e taxas diminuiu, consideravelmente, em comparação com 2021. Um dos fatores pode ser o melhor preparo da população prevendo os gastos desse momento. Tendo conhecimento de como foi no passado, é possível utilizar parte do valor recebido em presentes ou mesmo em viagens e turismo, área que ficou adormecida em anos anteriores e que está em alta nesse momento”, afirma.

Crédito: Marcelo Camargo- Agência Brasil

via redação Busão Curitiba