A 17ª edição da Festa Maína será promovida pela Associação Cultural e Turística da Catedral nos dias 23, 24 e 25 de maio. O evento acontecerá no estacionamento da Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, localizada na Vila A, em Foz do Iguaçu.
Realizada desde 2007, a Festa Maína se consolidou como uma das principais celebrações da cidade, ocupando o segundo lugar em popularidade entre os eventos locais. A festa possui uma data fixa no calendário da Diocese e da Prefeitura Municipal, sempre ocorrendo no último final de semana de maio.
Programação e Atrações
Os visitantes podem esperar várias atrações, como shows, danças típicas, quadrilhas, pescaria, artesanato e uma ampla praça de alimentação com comidas tradicionais. Entre os pratos, destacam-se pamonha, cachorro-quente, pastel, cocada, churros, crepes, milho verde, espetinho, amendoim, pinhão, quentão, chocolate quente e o famoso pão de Guadalupe. Uma área de artesanato também estará presente, com artistas locais expondo e vendendo seus produtos.
A festa terá horários específicos: na sexta-feira, 23, vai das 18h à meia-noite; no sábado, 24, das 11h à meia-noite; e no domingo, 25, das 11h à meia-noite.
Colaboração e Apoio
O evento é resultado da colaboração entre comunidades, pastorais e movimentos da paróquia Catedral, além de contar com a parceria de várias paróquias da Diocese de Foz do Iguaçu. O apoio é abrangente, envolvendo a Itaipu Binacional, a Fundação Cultural, a Prefeitura Municipal, o 14º Batalhão da Polícia Militar, a Guarda Municipal, a Foz Trans, a Secretaria do Meio Ambiente, a Secretaria da Fazenda e o Corpo de Bombeiros, entre outros envolvidos.
A História da Festa
A primeira festa junina no Gramadão da Vila A ocorreu em junho de 2007, idealizada pelo então pároco, Pe. Claudio Inacio Guntzel. A iniciativa recebeu aprovação do bispo Dom Laurindo Guizzardi e apoio dos coordenadores das pastorais e da Itaipu Binacional. O objetivo principal era proporcionar integração e valorizar a cultura popular, buscando promover lazer e diversão para os fiéis de Foz e região, e estimulando o espírito comunitário.
Com a proximidade do mês de junho, dedicado a São João Batista e outros santos, decidiu-se transferir a celebração para maio. A escolha visa divulgar a devoção a Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira dos latinos-americanos em Foz do Iguaçu, iniciando os festejos dessa época na cidade com um enfoque humano e cristão.
@fozdiario
Leave a Reply