Os feriados de junho na Argentina prometem movimentar a fronteira e aquecer o setor de turismo em Puerto Iguazú. Com três feriados proporcionando dois fins de semana prolongados consecutivos, a cidade se prepara para um aumento significativo no fluxo de visitantes.
A segunda-feira, dia 17, será feriado em homenagem à Passagem para a Imortalidade do General Don Martín Miguel de Güemes. Após dois dias úteis, terça-feira, dia 18, e quarta-feira, dia 19, a quinta-feira, dia 20, é feriado em comemoração à morte de Manuel Belgrano, criador da bandeira nacional. A sexta-feira, dia 21, foi declarada feriado de ponte, prolongando o descanso até domingo, dia 23.
O presidente da Entidade de Turismo do Iguaçu (Iturem) Leopoldo Lucas, em entrevista ao programa “Acá te lo Contamos” da Radioactiva 100.7, comentou sobre as expectativas positivas para o setor. “Temos sempre as melhores expectativas com os feriados. Embora este ano não seja parecido com o anterior, esperamos um bom número de visitantes e já há interesse por parte dos turistas em fazer reservas antecipadas no destino.”
Lucas mencionou que a ocupação hoteleira é bastante heterogênea, com alojamentos de 3, 4 e 5 estrelas alcançando ocupações variando de 60% a 80%. “Ainda precisamos aumentar um pouco nas zonas residenciais e em acomodações voltadas para famílias, principalmente de argentinos, lugares que esperamos que aumentem”, acrescentou.
Leia também
Os alojamentos de quatro estrelas têm uma ocupação entre 70% e 80%, enquanto os de três estrelas têm taxas semelhantes. Já os de cinco estrelas apresentam ocupações um pouco menores, mas algumas cabanas atingem 80%. “Temos 16 mil quartos de hotel em Iguaçu e com a aproximação do fim de semana a reserva certamente aumentará”, disse Lucas.
Em relação ao Parque Nacional do Iguaçu, o presidente da Iturem indicou que o número de visitantes está abaixo do registrado em 2023. “Fechamos maio com quase 89 mil visitantes e um total acumulado de 518 mil, representando 12% a menos do que no ano passado.”
O gasto médio dos turistas também diminuiu, mas a visita de brasileiros ajudou a equilibrar a situação, especialmente com a alta do dólar. “Os turistas brasileiros retornam ao destino principalmente à noite e nos finais de semana”, explicou Lucas.
Lucas também destacou que as tarifas hoteleiras não aumentaram e que o programa Iguazú Preview oferece até 20% de desconto em estabelecimentos participantes. “Comparadas aos meses anteriores, as tarifas até caíram. Temos opções muito acessíveis para que os turistas possam nos visitar.”
Esta série de feriados representa uma oportunidade significativa para o setor de turismo de Puerto Iguazú, proporcionando um alívio em meio à crise econômica que o país enfrenta.
com informações do Diário de Foz, parceiro do Busão Foz
Leave a Reply