O feriado prolongado do Dia da República na sexta-feira (15 de novembro) garantiu lotação acima da média nos atrativos turísticos de Foz do Iguaçu. O “feriadão”, que possibilita aos visitantes permanecer um dia a mais nos destinos em viagens de lazer, coincidiu com a edição 2024 da Black Friday de Ciudad del Este, que atraiu mais de 240 mil compradores até o município paraguaio. Parque Nacional do Iguaçu, Itaipu Binacional, Marco das 3 Fronteiras e Parque das Aves registraram aumento nos ingressos.
O Dia da Proclamação da República foi o último feriado prolongado de 2024. A próxima quarta-feira (20) também é uma data especial, quando será a celebrado o primeiro Dia da Consciência Negra. Como cai no meio da semana, não dá muitas possibilidades de prolongar um tempinho a mais nas viagens de férias e lazer. O Parque Nacional do Iguaçu recebeu mais de 34,6 mil visitantes no período, quase 10 mil a mais que a perspectiva de 25 mil da concessionária Urbia Cataratas.
Pessoas de 74 países visitaram as Cataratas do Iguaçu, um Patrimônio Mundial Natural na fronteira compartilhada entre Brasil e Argentina. Os brasileiros representam a maioria com 77%, somando 26.835 pessoas, seguidos por originários da Argentina (3.006), Estados Unidos (649), Paraguai (583) e Espanha (473). Entre os nacionais, os estados mais representados foram Paraná (9.662), São Paulo (7.299), Santa Catarina (3.698), Rio Grande do Sul (2.138) e Rio de Janeiro (922).
O último feriado prolongado de três dias da Proclamação da República havia sido em 2021, quando 22.179 visitantes estiveram na unidade de conservação. O crescimento em 2024 foi de 56,42%. Nos anos de 2022 e 2023, o feriado caiu em uma terça-feira, com 6.555 pessoas, e quarta-feira, com 5.049 visitantes, respectivamente. Neste ano, no mesmo dia 15, o parque recebeu 11.051 pessoas. Para visitar o parque melhor é adquirir o ingresso antecipado no site www.cataratasdoiguacu.com.br.
Itaipu
O Turismo da Itaipu Binacional, operado pelo Itaipu Parquetec, recebeu no feriado 8.116 visitantes, 1.727 a mais em relação ao mesmo período de 2023, quando passaram pela Usina 6.389. O movimento foi 27% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. O Itaipu Panorâmica, segue como o passeio mais procurado pelos turistas, com 5.840 ingressos.
Já o Itaipu Especial recebeu 991 pessoas; o Itaipu Iluminada, 621 turistas; e o Itaipu Refúgio Biológico, outras 471 pessoas. Passaram pelo Ecomuseu 163 visitantes. “O feriado da Proclamação da República ter caído numa sexta-feira contribuiu muito para alavancar os números de visitantes na Itaipu durante todo o feriadão”, diz o gerente do Complexo Turístico Itaipu (CTI), Marcelo Giongo.
Moradores de Foz do Iguaçu e outros 15 municípios lindeiros têm gratuidade em vários passeios, como o Itaipu Panorâmica, o Itaipu Iluminada, o Itaipu Refúgio Biológico e as exposições do Ecomuseu. Para isso, é necessário apresentar comprovante de residência recente, em nome do visitante, acompanhado de documento de identificação. Mais informações sobre ingressos e valores no site www.turismoitaipu.com.br.
Acima da expectativa
O Marco 3 Fronteiras registrou a visitação de 8.824 pessoas durante o feriadão. A expectativa do atrativo era de receber 7 mil pessoas. O número de visitantes é o maior do ano em um feriado prolongado de três dias. O atrativo também registrou outros bons números no período. Na sexta-feira e no sábado, o local mais charmoso de Foz do Iguaçu, registrou as duas melhores médias de visitantes diários, respectivamente, com 3351 e 3617 pessoas.
O atendimento ao público de terça-feira a domingo, das 13h30 às 21h. O ingresso é vendido preferencialmente on-line, no site oficial: www.marcodastresfronteiras.com.br. Caso não consiga adquirir o ingresso virtualmente, há a opção presencial, na bilheteria do atrativo, mediante disponibilidade. Morador de Foz do Iguaçu tem gratuidade, bastando apresentar um documento com foto e comprovante de residência.
O Parque das Aves, que reúne o maior número de espécies de aves da América do Sul, fechou os dias do feriadão com mais de 13,1 mil ingressos. Nos três dias do feriado, a procura manteve uma média de 4,5 mil ingressos. Os brasileiros representaram a maioria, com mais de 11,5 mil, enquanto argentinos, chineses, paraguaios e estadunidenses lideraram entre os estrangeiros.
com informações do Diário de Foz, parceiro do Busão Foz
Leave a Reply