Itaipu Binacional, Banco do Brasil, BNDES, Caixa Econômica e Petrobras entregam, nesta sexta-feira (15), à ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, uma carta com propostas para os chefes de Estado que compõem o G20.
No documento, as empresas apresentam 32 contribuições relacionadas à transição energética, à reforma da governança global e ao combate à pobreza e à fome, dentre outras.
A carta fará parte da Declaração do G20 Social, que será entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva no encerramento do fórum, paralelo ao G20, neste sábado (16). O objetivo das cinco empresas líderes de setores estratégicos no Brasil é contribuir para o cumprimento efetivo da agenda global de desenvolvimento sustentável. Com uma atuação conjunta e coordenada, o grupo quer ajudar a promover uma economia regenerativa e equitativa e que impacte positivamente a população, as cidades e cadeias produtivas brasileiras para uma economia de baixo carbono. Como contribuição, as estatais se comprometem a estabelecer parcerias e relações com empresas socialmente e ambientalmente responsáveis.
O documento reafirma, ainda, a meta conjunta de impactar positivamente a sociedade brasileira, contribuindo, nos limites de suas atuações, para a ampliação do acesso da população às políticas públicas e para a superação da pobreza e das desigualdades. A importância da troca de conhecimento entre países que enfrentam desafios similares e compartilham da mesma realidade geográfica e climática também é reforçada na carta, assim como as discussões para a justiça climática e a diversidade de povos.
Estarão presentes as seguintes autoridades: Esther Dweck, Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos Carlos Vieira, Presidente da Caixa Econômica Federal Clarice Coppetti, Diretora Executiva de Assuntos Corporativos da Petrobras Enio Verri, diretor-geral da Itaipu Binacional Maria Fernanda, Diretora de Crédito Digital para MPMEs do BNDES Tarciana Medeiros, Presidenta do Banco do Brasil.
Os eventos que ocorrem durante as Cúpulas do G20 e do G20 Social e Aliança Global – Festival Contra a Fome e a Pobreza são iniciativas do Governo Brasileiro e correalizados pela Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).
O documento será formalmente entregue à ministra Esther Dweck às 14 horas de hoje (15), na sala de coletivas do Espaço Kobra, localizada no térreo.
com informações do Diário de Foz, parceiro do Busão Foz
Leave a Reply