Quem está em busca de uma oportunidade de primeiro emprego ou recolocação no mercado de trabalho deve ficar atento. Mais de 100 vagas temporárias estão abertas em Foz do Iguaçu, sendo que algumas não exigem experiência e há, ainda, possibilidade de efetivação futura.
Dentre as empresas contratantes está a Encopel Papelaria, que anunciou nessa semana a abertura de 70 vagas, já visando à volta às altas em fevereiro de 2025. Dentre os cargos disponíveis estão operador de caixa, vendedor, estoquista, atendente de e-commerce e estagiário (sendo esta última voltada aos estudantes do Ensino Médio).
Os interessados devem enviar o currículo para o e-mail: [email protected] ou efetuar um cadastro no site: www.lojasencopel.com.br, seguindo para a aba “Trabalhe conosco”.
“Essas contratações temporárias não são apenas uma necessidade de atendimento ao aumento da demanda, mas também uma chance de fomentar o mercado de trabalho. É uma opção para pessoas que estão fora do mercado ou que buscam uma renda extra durante as férias escolares”, destacou a assessoria da empresa.
Quem também está contratando para o final de ano é a Coca Cola Femsa. No total, há 30 vagas disponíveis em oito cidades do Paraná, incluindo Foz, para os cargos de promotor de vendas, com início imediato. Podem participar da seleção jovens com idades entre 16 e 29 anos, que estejam cursando o Ensino Médio ou que já tenham concluído a formação básica.
Os selecionados irão atuar diretamente na Femsa e terão direito a benefícios como plano VR, VT e seguro de vida. Para se candidatar é necessário realizar o cadastro no site: institutococacolabrasil.my.site.com
Além destas, outras 445 vagas em 107 funções estão disponíveis na Agência do Trabalhador em Foz, com destaque para os cargos de atendente, balconista, auxiliar administrativo, assistente de vendas, auxiliar de cozinha, auxiliar de limpeza, camareira, garçom e outros.
Na sede da agência a maioria das oportunidades são para atuação na rede hoteleira, bares e restaurantes locais, que já vem registrando um crescimento significativo no movimento diário.
Para se candidatar basta ir até a agência, na Rua Xavier da Silva, em posse de carteira de trabalho, comprovante de residência e um documento com foto. O atendimento é gratuito e acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
De acordo com a Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda (SETR), nas Agências do Trabalhador de todo o Paraná cerca de 2,5 mil vagas temporárias deverão ser abertas não próximas semanas.
Direitos do trabalhador
Antes de aceitar uma vaga de trabalho temporário, é fundamental entender os direitos previstos por lei. Segundo a legislação brasileira, os contratos temporários devem garantir condições similares às dos contratos regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Isso inclui: salário igual ao de um trabalhador efetivo que exerça a mesma função; carga horária compatível, com a devida remuneração por horas extras, caso necessário; benefícios como décimo terceiro, férias proporcionais e FGTS, entre outros.
Embora muitos direitos sejam iguais, algumas diferenças existem. Por exemplo, o trabalhador temporário não tem direito à multa de 40% sobre o saldo do FGTS nem ao aviso prévio.
Esses itens não se aplicam porque, no contrato temporário, já há um prazo previamente estipulado para encerramento da relação de trabalho. Além disso, a lei determina que o contrato temporário pode durar até 180 dias, consecutivos ou não, sendo permitida uma prorrogação por mais 90 dias. Assim, o período total de contratação pode chegar a 270 dias.
com informações do Diário de Foz, parceiro do Busão Foz
Leave a Reply