Eleições 2020: Gilmar Cardoso fala sobre a cartilha de orientação política da CNBB


Compartilhando do ensinamento do Papa Francisco: “A política é uma das formas mais elevadas de caridade, pois busca o bem comum”; o advogado Gilmar Cardoso falou sobre a Denominada “Cartilha de Orientação Política” e com o subtítulo e tema – Os cristãos e as eleições – A boa política está a serviço da vida e da paz; recém lançado material institucional informativo produzido pela Igreja do Paraná a pedido da Presidência da CNBB nacional.

“Trata-se de um tradicional material para ser utilizado como subsídio destinado a eleitores e candidatos, grupos de reflexão, paróquias e comunidades cristãs”, disse Gilmar Cardoso que também participa de movimentos e grupos católicos.

 

“O objetivo do subsídio é contribuir para a formação de uma sadia consciência política, motivá-las à participação no processo político e fornecer critérios para orientá-las nas eleições municipais”, afirmou o advogado.

Elaborada por uma equipe de peritos em várias áreas do conhecimento, a cartilha visa contribuir para a formação de uma sadia consciência política e motivar a participação no processo político em vista das eleições municipais de 2020.

Dividida em três partes, a cartilha aborda temas relevantes da atualidade, como a cultura da polarização e as fake news, as mudanças na legislação eleitoral e a descrição das funções dos cargos em disputa. Possui linguagem de fácil compreensão com indicações básicas sobre o universo da política, a partir do olhar da Igreja Católica, que não se identifica com nenhuma ideologia ou partido político, disse.

Cumprimento e parabenizo o arcebispo de Cascavel (PR) e presidente do regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Mauro Aparecido dos Santos, responsável superior pela edição do material e pelas suas palavras ao afirmar que “Política faz parte do ser cidadão e quando ele se omite, abre espaço para os profissionais da política ,porque da política dependem o salário, o emprego, a saúde, os preços dos alimentos e mercadorias em geral. Tudo isso envolve política e nós não podemos achar que política é coisa suja, algo de ladrão”. Que essa importante cartilha, sirva à todos e possa efetivamente ajudar na reflexão para a melhor escolha nas eleições e evitar a omissão dos católicos, afirmou o advogado Gilmar Cardoso.

Com custo praticamente simbólico de R$ 1,15, frete grátis acima de 100 unidades e desconto para aquisições em quantidade, o material pode ser adquirido através do email [email protected] ; fones (41) 99955.99.80 ou (41) 3224.75.12 – (Os dois números atendem pelo WhatsApp).

 

Confira a íntegra da

Religião Sudoeste

Nota dos Bispos do Paraná sobre as eleições municipais de 2020

“A boa política está a serviço da vida e da paz”

Em 2020, apesar de todos os contratempos trazidos pela pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), teremos as eleições municipais, a serem realizadas no mês de novembro. Participar desse momento político e escolher, com responsabilidade, aqueles que irão governar nossos municípios, é muito importante. Por isso, como já é tradição, o Regional Sul 2 da CNBB publicou a Cartilha de Orientação Política, a fim de orientar de forma sadia os cidadãos, especialmente os cristãos católicos, neste período eleitoral.
Após a reunião do dia 11 de agosto, nós, bispos do Conselho Episcopal de Pastoral do Regional Sul 2, decidimos escrever essa nota dirigida a todo clero diocesano, aos religiosos e religiosas, às lideranças das pastorais, organismos e movimentos da Igreja do Paraná, a todos os cristãos católicos e aos pré-candidatos nas eleições 2020. Vocês são chamados a renovar e reanimar a esperança do povo cristão em dias melhores. A política, quando exercida segundo seus nobres princípios, tem esse potencial. Por isso, os exortamos a utilizar a Cartilha de Orientação Política para animar as comunidades a serem espaço de diálogo e fortalecimento da democracia, em vista de uma participação consciente e responsável no processo eleitoral.
Sabemos que trabalhar a questão política no cenário atual, em que vivemos a maior crise de saúde do mundo, será um grande desafio, que exigirá empenho e criatividade. Muitas famílias foram atingidas pela pandemia do Coronavírus. Além das milhares de vidas que foram ceifadas, muitas passam por grandes necessidades para se sustentar. Esse cenário crítico nos mostra a importância de escolher governantes capazes de gerenciar crises, comprometidos com a justiça e a ética, colocando a vida sempre acima da economia.
A missão evangelizadora da Igreja implica também a atenção às questões sociais e políticas, pois, como nos diz o Papa Francisco, “a política é uma das formas mais elevadas de caridade, pois busca o bem comum”. Dessa forma, onde a vida humana é ameaçada ou o ser humano não encontra condições dignas de viver, a Igreja se envolve e intervém. Por isso, é tão importante nesse momento conclamar os cristãos católicos a participarem, com consciência e responsabilidade, do processo eleitoral que viveremos em breve.
A Cartilha de Orientação Política é um subsídio apartidário, oferecido pela Igreja Católica, que visa colaborar na formação de uma sadia consciência política, ajudando, especialmente, os cristãos leigos e leigas a escolher e votar bem em candidatos idôneos e comprometidos com a vida e o bem de todos. Por isso, pedimos que façam essa Cartilha chegar às mãos dos cristãos católicos e de todas as pessoas de boa vontade, de nosso Brasil. Que ela seja um material de estudo e que suscite o debate de ideias, que fortalece a democracia e a busca por um país mais justo, humano e fraterno.
Acreditamos que a política, quando exercida de forma correta, está a serviço da vida e da paz e isso fortalece nossa esperança e nos motiva a olhar para o futuro confiando que dias melhores virão. Pedimos que os cristãos católicos, mesmo em meio as adversidades desse tempo, se organizem para fazer das eleições municipais de 2020 uma oportunidade para fortalecer a democracia.
Que Nossa Senhora Aparecida, Mãe e Padroeira do Brasil, abençoe, proteja e acompanhe candidatos e eleitores durante esse pleito eleitoral.

Dom Geremias Steinmetz
Arcebispo de Londrina e Presidente da CNBB Regional Sul 2
Dom José Antonio Peruzzo
Arcebispo de Curitiba e Vice-Presidente do Regional Sul 2
Dom Amilton Manoel da Silva
Bispo de Guarapuava e secretário do Regional Sul 2
Dom Sergio Arthur Braschi
Bispo de Ponta Grossa e representante da Província Eclesiástica de Curitiba
Dom Edgar Xavier Ertl
Bispo de Palmas-Francisco Beltrão e representante da Província Eclesiástica de
Cascavel
Dom Mário Spaki
Bispo de Paranavaí e representante da Província Eclesiástica de Maringá
Dom Carlos José de Oliveira
Bispo de Apucarana e representante da Província Eclesiástica de Londrina
Dom Volodemer Koubetch
Arquieparca ucraniano e representante da Igreja Católica do Rito Ucraniano