Diretores de cinema vêm a Foz apresentar filmes no Festival 3 Margens 

Zafari, da diretora venezuelana Mariana Rondón, abrirá nesta sexta-feira (15) o 3 Margens Festival Latino Americano de Cinema, com a presença dela, que vem do México para Foz do Iguaçu especialmente para apresentar sua obra e conversar com o público. O filme, que já foi apresentado em outros festivais como o San Sebastian (Espanha), é uma coprodução entre parceiros do Peru, Brasil, México, França, Chile, República Dominicana e Venezuela.

A história se passa em uma sociedade distópica na qual a água, a comida e a esperança são escassas. A chegada de um hipopótamo ao zoológico provoca uma série de conflitos entre os moradores de classes sociais opostas, pois ele é o único que tem alimento disponível. Mariana Rondón  é conhecida por contar histórias que exploram temas sociais e emocionais complexos, responsável por filmes aclamados como “Pelo Malo” (2013) e “Postales de Leningrado” (2007).

Além de Zafari, será exibido na abertura o curta-metragem A Menina e o Pote, de Valentina Homem e Tati Bond. Nele, uma menina quebra o seu pote, objeto que guarda um segredo em seu interior.  A quebra do pote abre portais para universos paralelos e a menina adentra um tempo de transformação em que a criação de um novo mundo é finalmente possível.

Programação

Ao todo, o festival apresentará 45 filmes, exibidos de forma gratuita, nas cidades de Foz, Ciudad del Este e Puerto Iguazu, entre 15 e 20 de novembro. Para assistir aos filmes, basta se inscrever pelo Sympla, sem pagamento de ingresso (confira link e instruções abaixo).

Com foco nas produções audiovisuais da América Latina e Caribe, esta sexta edição do festival recebeu 827 inscrições de filmes, que passaram por uma avaliação, realizada pela comissão de seleção do festival. 

Destes, foram selecionados 40 curta-metragem e cinco longas metragens. Dos curtas, 17 participarão das duas mostras competitivas: a Afluentes, que apresentará  curtas de realizadores latino americanos e caribenhos, e a Entre Rios, mostra regional de curtas-metragens de realizadores que residem no estado do Paraná, estados do Norte da Argentina e Alto Paraná, no território do Paraguai. As duas estarão no Cine Cataratas, Shopping JL, em Foz do Iguaçu. 

O festival trará para a fronteira os realizadores de outros audiovisuais que serão apresentados nas mostras, como a diretora Johanné Gómez Terrero, que vem da Alemanha para Foz do Iguaçu no dia 20 de Novembro apresentar seu filme Ilha de Açúcar, que fechará o festival. Rodado na Espanha e República Dominicana, o filme fala  sobre uma garota grávida em uma comunidade dominicano-haitiana de trabalhadores de plantações de cana-de-açúcar. A mecanização da indústria açucareira ameaça deslocá-los sem compensação financeira, mas a família resiste à mudança. A garota se reúne com os amigos e eles relembram as revoltas negras na ilha e recuperam conhecimentos ancestrais que formam um manifesto antirracista e decolonial. A película foi exibida na Jornada dos Autores do Festival de Veneza, no qual ganhou três prêmios. Além da exibição, haverá a presença da diretora apresentando o filme em conversa com o público.

Também estará no festival o diretor de Carteira Assinada, Pietro Picolomini, além da roteirista Ester Marçal Fér, professora do curso de Cinema da Universidade Federal da Integração Latino Americana. O filme mostra milhares de pessoas procurando emprego, com personagens que compartilham suas histórias de vida, tendo suas carteiras de trabalho como lembranças de conquistas, rancores, alegrias, decepções e sonhos.

Outro longa-metragem a ser exibido é Baby, do diretor Marcelo Caetano, filme selecionado para participar da 63ª Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 (França). Baby é um jovem rapaz, recém-libertado de um centro de detenção, que se vê perdido nas ruas de São Paulo. Ele conhece Ronaldo, um garoto de programa que tem Baby como seu protegido e está determinado a ensinar as malícias da vida e novas formas de sobreviver. 

A programação completa, com os 40 curtas-metragens selecionados, pode ser vista no site do festival: https://festival3margens.com

Outras atividades

Além dos filmes que passarão nas mostras principais, o festival promove o Cine Bairro, uma ação de formação de público com filmes de curtas-metragens e longas-metragens direcionados a toda família, que será realizado no Teatro Barracão (dia 14 de novembro, às 19h). 

Ainda haverá duas mostras paralelas, a Venas Abiertas e Panorama Latino, com filmes em longa-metragem convidados. Também a mostra universitária, realizada por estudantes, a Mostrinha, composta de filmes de curtas-metragens destinados ao público infantojuvenil, e a mostra Arder, com filmes de realizadores e temáticas LGBTQIAPN+, convidada a integrar o evento.

O festival é produzido pela Três Margens Produções Cinematográficas e coproduzido pela Itaipu Parquetec e Instituto Cultural Três Fronteiras. A Três Margens está em atividade desde 2014, tendo origem no movimento cinematográfico incorporado à cidade com o primeiro curso de Cinema da Universidade Federal Latino-Americana (Unila) e hoje é o único grande festival de cinema da região com temáticas e interesse na produção e integração latina. O projeto foi aprovado pela Secretaria do Estado da Cultura – Governo do Paraná, Pela Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, com Recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura – Governo Federal.

3 Margens Festival Latino Americano de Cinema

Data: de 15 a 20 de novembro

Exibições: Foz do Iguaçu, Puerto Iguazu e Ciudad del Este (locais estão indicados no site do evento ).

Inscrições para assistir às sessões de cinema no Sympla, com link acessível na bio do perfil @3margensfestival no Instagram. Clique em “Retire seu Ingresso”. No site Sympla selecione “comprar ingresso”. Faça longin com seu e-mail e finalize a inscrição.

Para o filme de abertura, acese o link https://bit.ly/4fm70le

Informações sobre a programação e demais atividades podem ser encontradas no site https://festival3margens.com e no perfil @3margensfestival no Instagram

com informações do Diário de Foz, parceiro do Busão Foz