A celebração, a partir das 9h entre as avenidas Pedro Basso e José Maria de Brito, terá uma homenagem especial ao Rio Grande do Sul, que foi afetado pelas chuvas que deixaram milhares de desabrigados e mais de 170 mortos. Aproximadamente de 2,5 mil pessoas, incluindo crianças de 15 unidades educacionais do município e 7 CMEIs e secretarias devem participar do desfile.
Entre as novidades deste ano está a realização de um show de paraquedismo abrindo o desfile, que terá presença de pioneiros que ajudaram na construção de Foz do Iguaçu entre 1900 e 1950, explicou o diretor de Cerimonial da Prefeitura, André Guedes.
“Vamos ter três pioneiros hasteando bandeiras representando a colônia de imigrantes, as famílias imigrantes que vieram para cá na década de 1900 e um representando a agricultura e o desenvolvimento sustentável do município”, ressaltou.
O ato também terá participação de outra pessoa que vai hastear a bandeira representando o crescimento e o desenvolvimento político e administrativo de Foz do Iguaçu. Um dos destaques será a participação de um neto de Júlio Pasa, que foi vereador, presidente da Câmara e prefeito por duas vezes, entre as décadas de 1930 e 1940”.
Leia também
“O pioneiro Mário Dotto vai representar as famílias de agricultores, junto de Guilhermina Pastorello, representando colônia de imigrantes que chegou ao município em 1928”. Todos os pioneiros deste período estarão representados, junto com mais 9 famílias.
“Será um total de 30 pioneiros que vão subir ao palco representando justamente esses ciclos de 110 anos de Foz do Iguaçu”, afirmou Guedes.
Homenagem
A programação inclui uma homenagem especial a comunidade gaúcha. “Quem vai cantar o hino nacional esse ano será a Sofia Goulart acompanhada de Thiago Rossato, artistas de Foz do Iguaçu, que lembrarão os gaúchos contando a música Querência Amada”, disse.
Este ano, o desfile cívico terá honras militares, mas sem a participação do quadros do Exército, Marinha e Aeronáutica e das polícias, por causa da situação do Rio Grande do Sul. “A pedido dos comandos nacionais em Brasília, as forças militares tiveram que se deslocar para ajudar aos desabrigados das enchentes”, concluiu.
Mais participação
A programação inclui ainda participações de instituições assistenciais como a Guarda Mirim, ACDD, APAE, APASFI, e diversas outras entidades, incluindo o Lions Club, Ordem Demolay, Projeto Jocum, Projeto Coração, Igreja Ceifa, e o Colégio San Blas do Paraguai.
O desfile será transmitido ao vivo pelo canal oficial da prefeitura de Foz do Iguaçu no YouTube, permitindo que aqueles que não puderem comparecer acompanhem as celebrações em tempo real. A transmissão pode ser acessada pelo link: Prefeitura de Foz Oficial no YouTube.
com informações do Diário de Foz, parceiro do Busão Foz
Leave a Reply