Coronavírus: Paraná distribuiu 99,92% das vacinas recebidas pelo Ministério da Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde já distribuiu 1.726.479 doses de vacinas contra a Covid-19 aos municípios, o que representa 99,92% das 1.727.850 vacinas recebidas pelo Paraná do Ministério da Saúde. As 1.371 doses que ainda não foram enviadas às regionais estão no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), em Curitiba, e serão distribuídas nos próximos dias. Os números serão atualizados ainda nesta semana no Vacinômetro.

Estas doses que ficaram são provenientes de pequenas diferenças nas estimativas populacionais por grupos prioritários entre municípios. Isso se dá por conta da metodologia de cálculo do Ministério da Saúde, que utiliza bases de dados pré-estabelecidas para calcular o número de doses necessárias para cada grupo. Na prática, esse cálculo pode sofrer pequenas alterações em decorrência, por exemplo, da migração de pessoas entre cidades.

 

Das doses já distribuídas pela secretaria, 1.493.259, ou 86,5% do total, são vacinas Coronavac, produzidas pelo Instituto Butantan com a Sinovac. As 233.200 doses restantes, ou 13,5%, são do imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford/Astrazeneca, produzidas no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

As doses foram encaminhadas pelo Ministério da Saúde ao Paraná em 10 lotes. O primeiro, com 265.558 doses de Coronavac, chegou ao Estado em 18 de janeiro e foi distribuído às 22 Regionais já no dia seguinte. O segundo lote trouxe as primeiras vacinas de Oxford/Astrazeneca ao Brasil importadas da Índia. Foram 86.500 doses.

 

Desde então, o fluxo de vacinas recebidas pelo Estado tem aumentado. Apenas na segunda quinzena de março foram 732.340 doses encaminhadas, subdivididas em três lotes diferentes que abarcaram doses de ambos os imunizantes.

UM MILHÃO – No Vacinômetro, plataforma de transparência da vacinação mantida pela Secretaria de Estado da Saúde, já foram contabilizadas 1.644.361 doses encaminhadas. Levando em conta esses números, os municípios paranaenses já aplicaram 76,2% das primeiras doses recebidas e 68,3% das segundas doses. As outras 82.118 doses que já foram distribuídas estão passando pela conferência final de dados.