O ecoturismo em Foz do Iguaçu é famoso por abrigar verdadeiras maravilhas da natureza, sendo destino certeiro dos apreciadores do turismo ecológico.
Assim, não é à toa que a cidade oferece roteiros tanto para quem busca por aventura quanto para quem preza pela calmaria em meio à natureza.
Pois, em todos os casos, a proposta do ecoturismo Foz do Iguaçu é oferecer momentos de conexão com o meio ambiente – levando não só a diversão, mas também a conscientização para os visitantes.
Continue a leitura e saiba mais!
Ecoturismo em Foz do Iguaçu: Destino do Turismo Sustentável
Um dos grandes exemplos no segmento do turismo natural na cidade é o Complexo Turístico Itaipu.
Afinal, os passeios vão além do entretenimento, se preocupando com o uso sustentável do patrimônio natural e cultural da região de Tríplice Fronteira.
E, prova disso é que, desde 2007, o Turismo Itaipu adota o modelo de gestão voltado ao turismo sustentável, que engloba não apenas as questões ambientais, mas culturais, econômicas e sociais também.
Ou seja, todas as ações são voltadas ao desenvolvimento da região.
Com isso, a iniciativa preza pela geração de empregos, promoção do destino no cenário nacional e internacional, além do incentivo de áreas como ciência, tecnologia, educação e transformação social.
Passeios de Ecoturismo em Foz do Iguaçu e Região
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o universo do ecoturismo Foz do Iguaçu, é hora de explorar as possibilidades da cidade e região.
Confira!
Itaipu Refúgio Biológico Bela Vista
Como o nome já sinaliza, o Refúgio de Itaipu é um local para abrigar e proteger espécies.
Por isso, durante uma trilha de 2 km, guiada em meio à floresta nativa, o visitante desfruta de uma verdadeira aula prática sobre conscientização ambiental.
Assim, mais do que admirar as espécies, é possível vivenciar a preservação dos animais – incluindo alguns em perigo de extinção, como harpias, tamanduás, jaguatiricas e onças-pintadas.
Expedição Aguaray
Combinando trilha e esporte nas águas, a Expedição Aguaray tem início com uma caminhada de 45 minutos pelo Parque Nacional do Iguaçu.
Então, feito isso, o passeio muda de ambiente, sendo o momento de ir para a água, onde é possível escolher entre um caiaque ou um SUP (Stand Up Paddle) para percorrer o Rio Iguaçu e finalizar o dia com um banho de cachoeira.
Parque das Aves
Referência na conservação de aves da Mata Atlântica, o Parque das Aves resgata, cuida e, sempre que possível, devolve animais para a natureza.
Assim, o local oferece uma experiência imersiva de turismo natural que proporciona contato com diferentes espécies.
Imagine entrar em um viveiro com araras coloridas voando livremente sobre a sua cabeça?
E, para completar, ao longo das trilhas do parque, o visitante se depara com tucanos, flamingos e até alguns répteis.
Iguassu Secret Falls
Esse é um chamado para explorar o lado selvagem dos visitantes.
Isso porque, o Iguassu Secret Falls desenvolve o turismo de aventura, com expedições especiais e trilhas que levam às cachoeiras secretas de Foz do Iguaçu.
O passeio oferece até uma trilha noturna, com mergulho no Rio Iguaçu, fogueira e música ao vivo para desfrutar da experiência completa de um luau na Terra das Cataratas.
Macuco Safari
Para muitos, visitar as Cataratas do Iguaçu é sinônimo de fazer o passeio do Macuco Safari.
Isso porque, a atração começa com um trecho utilizando veículo elétrico pela mata, seguindo por uma trilha por dentro do Parque Nacional do Iguaçu até chegar a um passeio de barco.
Nesse ponto, é o momento de experimentar as Cataratas do Iguaçu de uma forma única e inesquecível.
Ou melhor, é hora de tomar um banho com as quedas d’água, já que o barco chega quase embaixo das cachoeiras do local.
Além disso, o Macuco Safari ainda oferece diferentes pacotes de passeio, tornando possível explorar outras opções de turismo ecológico em Foz do Iguaçu.
Um exemplo é o cachoeirismo, que inclui uma descida em rapel de 20 metros nas águas do Salto Macuco, uma cachoeira que brota no coração do Parque Nacional do Iguaçu.
Trilhas no Parque Nacional do Iguaçu
Para além da visão espetacular das Cataratas do Iguaçu (lado brasileiro, em Foz do Iguaçu) e das Cataratas da Argentina (lado argentino, em Puerto Iguazú), o Parque Nacional do Iguaçu abriga amostras emocionantes do turismo ecológico.
Então, tanto de um lado quanto do outro, o visitante tem acesso a trilhas com diferentes níveis de dificuldade.
Que tal conhecer algumas delas?
No Brasil:
- Trilha do Poço Preto: para quem prioriza a aventura, a trilha possui 9 km de extensão, passando por dentro da Mata Atlântica. O caminho pode ser feito a pé ou de bicicleta, sendo ideal também para a observação de pássaros e vivência com a natureza.
- Trilha das Bananeiras: percurso mais leve, de 1,3 km, até a margem do Rio Iguaçu. O trajeto é indicado para quem deseja admirar a fauna e flora, seja a pé ou de bicicleta. No final, o visitante pode ir até um deque e aproveitar uma vista privilegiada do rio.
Na Argentina:
- Trilha da Garganta do Diabo: trajeto de aproximadamente 2,2 km que proporciona visão privilegiada de uma das quedas mais impactantes do Parque. É possível ter o auxílio de trem movido à gás
- Trilha Superior: cerca de 1,7 km de extensão, passando por cima da linha da mata e das cachoeiras
- Trilha Inferior: nessa versão, o percurso oferece a visão contrária, se aproximando de algumas das quedas
E aí, ficou com vontade de explorar algum dos passeios de Ecoturismo em Foz do Iguaçu e região? Compartilhe o seu roteiro com a gente!
Imagens:Turismo Itaipu; Pexels; Jean Alves
via Turismo Itaipu
Leave a Reply