Com serviços de saúde e missas, cemitérios de Foz devem receber 40 mil pessoas no sábado de Finados

Com serviços gratuitos de saúde e celebrações em diversos horários, os cemitérios de Foz do Iguaçu devem receber cerca de 40 mil pessoas no Dia de Finados, que será celebrado neste sábado (2 de novembro).

O prazo para reformas foi encerrado ontem (28), mas as limpezas e pinturas simples, que não geram descartes ou grande mobilização, podem ser feitas até a quinta-feira (31). Não há cobrança para este serviço.

No sábado os campos santos estarão abertos das 7h às 19h para receber as famílias. Como de costume, haverá venda de flores, velas e artigos religiosos no entorno dos espaços. Sob os túmulos, a orientação é de que sejam depositas apenas plantas naturais, em vasos que não acumulem água. A medida visa à prevenção da dengue.

Quem escolher arranjos artificiais não será impedido de realizar a homenagem, entretanto, o material será removido posteriormente pela manutenção dos cemitérios para evitar problemas. Esta ação está prevista no decreto n° 21.422 de 27 de junho de 2012.

Leia também

Na data haverá equipes de plantão para orientar os visitantes e auxiliar na localização dos jazigos. Quem desejar poderá aproveitar a oportunidade para colocar em dia a taxa anual de manutenção, que está fixada neste ano em R$ 123,60 por gaveta.

O não pagamento da taxa, pelo período três anos, pode acarretar na retirada dos restos mortais da sepultura inadimplente, sendo estes acondicionados no ossário municipal. Haverá equipes nos cemitérios fornecer orientações.

Também no Dia de Finados, os visitantes poderão utilizar os serviços gratuitos de saúde, que serão disponibilizados nos cemitérios. Haverá aferição de pressão arterial e glicose, exame de optometria (problemas de visão) e distribuição de água potável.

Para garantir a tranquilidade da população, equipes da Guarda Municipal e Foztrans, estarão fazendo a fiscalização e segurança próximo aos cemitérios, assim como a orientação ao trabalho dos ambulantes.

Celebrações

Hoje haverá missa no Cemitério Parque Iguaçu, no Jardim São Paulo, às 8h30 e às 15h. Na área central, a Paróquia São João Batista celebrará missa às 8h, seguida por procissão até o cemitério de mesmo nome e benção dos túmulos no local. A tarde, por volta das 16h, será realizada outra missa nas dependências do campo santo.

Nos cemitérios Vila Miranda e Nossa Senhora de Fátima (Parque das Aves) serão celebradas missas às 7h e às 9h. Na Comunidade Santa Catarina (Lote Grande) e na Comunidade Aparecidinha as celebrações serão às 9h. Já na cripta da Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, na Vila A; e na Paróquia Espírito Santo, no Porto Meira, a missa será às 8h.

Simbologia

O Dia de Finados celebrado pelo cristianismo como se conhece hoje foi instituído pela primeira vez na França, no século X. O abade Odilo de Cluny sugeriu, no dia 2 de novembro de 998, que todos dedicassem aquela data para orar pelas almas dos que já se foram.

Mesmo sendo conhecido como um feriado católico aqui no Brasil, o Dia de Finados não é exclusivo desta fé. Os mortos são homenageados em um dia específico em muitas religiões.

Além da Igreja Católica, as igrejas Anglicana e Ortodoxa Oriental também celebram o Dia de Finados. As Igrejas Luterana, Metodista e Anglicana consideram o Dia de Finados uma continuação do Dia de Todos os Santos, celebrado em 1° de novembro.

Com informações do GDia

com informações do Diário de Foz, parceiro do Busão Foz