A Black Friday, oficialmente programada para o dia 29 de novembro, deve aumentar em até 30% as vendas no comércio de Foz do Iguaçu. As lojas estão preparadas e esperam um grande movimento nesta semana, com o lançamento de algumas ofertas antecipadas, as chamadas “promoções relâmpago”. Na sexta-feira, os descontos poderão chegar a até 70%.
Como já ocorre há alguns anos, os produtos mais buscados são os eletrônicos (celulares, computadores, vídeo games, dentre outros). Em segundo lugar estão os eletrodomésticos, com destaque para geladeiras, máquinas de lavar roupa, ventiladores e aparelhos de ar-condicionado. Estes itens já estão em destaque nas vitrines de lojas na área central, principal ponto de comércio local.
“Muitas pessoas pesquisam com antecedência e já sabem exatamente os produtos que querem. O que a gente observa é que muitos consumidores esperam a Black Friday para renovar alguns itens de casa ou comprar algum produto específico que não caberia no orçamento em outra oportunidade”, contou a gerente de uma loja de móveis e eletrodomésticos.
Mas além da população que busca por itens de maior valor, há também aqueles que aproveitam as promoções da última semana de novembro para garantir os presentes de Natal ou dar uma repaginada no guarda-roupa para o Ano Novo. Neste quesito, os itens de vestuário e os calçados integram a terceira colocação na lista de produtos mais procurados na black.
As peças de verão, como vestidos, camisetas e shorts, são exibidos em locais de destaque nas araras das lojas e até mesmo nas calçadas. Vale tudo para chamar a atenção dos clientes. Há itens neste catálogo com preços a partir de R$ 25.
Para incentivar ainda mais os consumidores, teve início na noite de ontem (25) o Natal Iluminado da Avenida Brasil. Em uma parceria dos empresários locais foram enfeitadas mais de 200 árvores da via com lâmpadas de LED para encantar adultos e crianças. Também foram montados outros cenários mágicos que irão deslumbrar os olhos de quem for às compras durante esta semana e em todo o mês de dezembro.
Intensão de consumo
Uma sondagem da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) em parceria com o Sebrae/PR revela que o valor médio estimado para as compras na região Oeste do Paraná é de R$ 1.082,43.
De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio, Rodrigo Schmidt, a pesquisa reflete a tendência de consumo no Estado para uma das principais datas do comércio.
“No momento pré-Black Friday é possível encontrar boas ofertas e promoções, pois além dos descontos estarem disseminados em diversos setores econômicos, tanto de produtos e serviços, eles não se limitam mais a um dia, nem a uma semana, podendo se estender por períodos maiores”, afirmou Schimidt.
Não caia em golpes
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, lançou na última semana um guia com orientações e direitos assegurados pelo Código de Defesa do Consumidor para orientar os brasileiros a aproveitarem as promoções da Black Friday de forma mais segura e consciente.
O guia destaca pontos que os consumidores devem observar antes, durante e depois da compra. Dentre as ações é importante pesquisar preços com antecedência, desconfiar de ofertas muito inferiores aos valores de mercado, conferir as mercadorias, e estar atento aos direitos legais.
com informações do Diário de Foz, parceiro do Busão Foz
Leave a Reply