Com 80% dos adultos já vacinados com 2 doses, o Paraná traça meta para flexibilizar o uso da máscara. Em entrevista coletiva concedida nesta segunda-feira (8), o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, informou que o estado coloca como “ponto” de novas flexibilizações a marca de 85% da população com esquema vacinal completo contra a Covid-19, o que deve acontecer até o fim do mês.
“Com isso acontecendo, vamos trabalhar com várias hipóteses, incluindo a flexibilização do uso da máscara”, explicou Beto Preto.
Para isso acontecer, porém, o estado não pode ter novo crescimento de casos ou alta ocupação dos leitos de enfermaria e UTI.
Caso a flexibilização aconteça, a máscara seria liberada primeiramente em ambientes abertos. “Mas isso tudo ainda está sendo pensado. O governador [Ratinho Junior] nos orientou a buscar essa saída de acordo com os números. Vamos tomar medidas sempre defendendo a vida dos paranaenses, como a gente tem feito desde o início da pandemia”, disse o secretário.
Crítica
Apesar do bom panorama, Beto Preto fez uma crítica para o descumprimento das medidas de proteção contra a Covid-19. Segundo ele, tem ficado claro o não uso de máscara, por exemplo. “Isso não está sendo cumprido como deveria. A pandemia não acabou, ainda continuamos com leitos ocupados e os números não caíram como a gente gostaria. Tudo que fazemos é com olho para daqui 15, 30, 90 dias. O foco agora é vacinar e manter as medidas não farmacológicas, por isso o uso da máscara segue sendo fundamental.
Vacinados
Nesta segunda-feira, o Paraná alcançou a marca de 80,2% da população adulta completamente imunizada contra a Covid-19. São 7.001.518 paranaenses com o esquema vacinal completo, segundo o Vacinômetro. Em adolescentes, dos 936.296 jovens de 12 a 17 anos, 532.634 receberam a primeira dose, que corresponde a cerca de 57% desse público.
Informações Banda B
Leave a Reply