A chuva de meteoros Líridas alcançará seu pico em 2025 na madrugada do dia 22 de abril, por volta das 2h. O fenômeno, que pode ser observado como “estrelas cadentes”, terá uma média estimada de 15 meteoros por hora. Para melhor visualização, recomenda-se procurar locais escuros e com horizonte limpo voltado ao Norte, longe da poluição luminosa.
No Paraná, segundo o Simepar, há chance de observação em áreas com pouca iluminação, especialmente próximas a municípios como Apucarana, Umuarama, Cianorte, Santo Antônio da Platina, Foz do Jordão, Marquinho e Sertanópolis. A Serra da Baitaca também se destaca como ponto de observação.
Leia também
A previsão indica céu parcialmente aberto em regiões como Norte Pioneiro, Norte Central, Noroeste, Oeste, Sudoeste e Centro-Sul. Já nos Campos Gerais, Sudeste, RMC e Litoral, o excesso de nuvens pode dificultar a visualização.
A chuva ocorre quando a Terra cruza a órbita do cometa Thatcher, cujos fragmentos entram na atmosfera a até 150 mil km/h, criando o brilho típico dos meteoros. Apesar do espetáculo, não há risco à Terra.
Apesar de não estar na lista oficial do OACEP por ter baixa intensidade, a Líridas marca o início da temporada de chuvas de meteoros do ano. O calendário completo está disponível online.
com informações do Diário de Foz, parceiro do Busão Foz
Leave a Reply