A comunidade católica de Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e região já deu início aos preparativos para a tradicional peregrinação ao monumento de Nossa Senhora Aparecida, localizado no município de Itaipulândia. Caravanas e grupos estão sendo formados em diversas paróquias, com saídas programadas a partir de 30 de setembro.
O percurso de 70 quilômetros é percorrido das mais diversas formas pelos fiéis. Alguns encaram a caminhada, pagando promessas, pedindo graças ou apenas fortalecendo e provando a fé na padroeira do Brasil. Outros preferem pedalar ou viajar a cavalo, como faziam [e ainda fazem] os romeiros do interior.
Independe da maneira escolhida para cumprir o trajeto, todos os peregrinos serão recebidos com alegria nos pés da santa, com uma grande programação organizada pela paróquia central de Itaipulândia, que já divulgou a lista completa das atividades neste ano.
No dia 3 de outubro terá início a novena em preparação a grande solenidade, com abertura às 19h. Nos dias seguintes as celebrações seguem no mesmo horário, sempre com um novo tema e um celebrante diferente.
Durante a semana que antecede o dia de Nossa Senhora, os sacerdotes farão bênçãos especiais para os agricultores, gestantes, imagens sacras, água, pão, terços, instrumentos de trabalho e objetos de casa. A novena se encerra no dia 11, com a benção das velas.
A primeira missa do dia 12 de outubro será celebrada à meia-noite pelo padre Ademar Lins. A adoração segue por toda a manhã, com programação para ser encerrada às 15h, pelo bispo diocesano Dom Sérgio de Deus Borges.
Leia também
No dia 13, excepcionalmente, haverá ainda pregação com a missionária Bruna Loyane e show às 16h com a banda da Comunidade Católica Colo de Deus, com a presença dos cantores Clayra e Thiago Félix.
Assim como nos anteriores, o município lindeiro ao Lago de Itaipu espera receber cerca de 120 mil pessoas na semana de celebração em honra a Nossa Senhora Aparecida. São esperados visitantes de todas as cidades do Oeste, além do Paraguai e Argentina.
Santuário em construção
No dia 12 de agosto de 2023, Itaipulândia apresentou o projeto oficial para a construção do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, o primeiro a integrar a Diocese de Foz, que atender 14 municípios do Oeste. O templo ocupará a posição de terceira maior igreja e segundo maior santuário do Paraná.
Desenvolvido pela empresa Creatos Arquitetura, o projeto conta com o apoio dos profissionais da Secretaria de Planejamento de Itaipulândia. A igreja terá um total de quatro mil metros quadrados e, contando com área de apoio aos peregrinos, o espaço chegará a nove mil metros quadrados.
A obra terá quatro pavimentos, com espaço para 2.800 pessoas sentadas, e contará, ainda, com área de mirante, presbitério, capelas, auditório para 396 pessoas e praça de alimentação para mais de 700 pessoas.
Turismo religioso
Instituído Polo Turístico Religioso do Paraná através da Lei Estadual 13.193/01, o Monumento de Nossa Senhora é visitado por romeiros de todos os lugares do país e do exterior. Localizada no ponto mais alto do município, a 367 metros de altitude, a estátua possui 26 metros e é a maior escultura de Nossa Senhora Aparecida da América Latina.
Com informações do GDia
com informações do Diário de Foz, parceiro do Busão Foz
Leave a Reply