A Prefeitura de Fazenda Rio Grande lançou na quinta-feira (2), na Secretaria Municipal de Saúde, o programa Castramóvel, com a entrega do trailer que contém estrutura e insumos para os atendimentos. Os primeiros atendimentos devem acontecer a partir da última semana de julho (dia 27) e deverão ser atendidos mais de 700 animais entre cães e gatos.
O prefeito Marcio Wozniack ressaltou a importância do Castramóvel e o trabalho que passará a ser realizado. ”Era um desejo de toda a comunidade, de todos nós, Ongs, pessoas que cuidam dos animais para que o Castramóvel virasse realidade”, comentou.
Segundo a secretária de Saúde, Irani Santos, o Castramóvel mostra a preocupação da gestão atual com a situação dos animais – não apenas domésticos como de rua -.
“Em breve começaremos os atendimentos, mas agora vamos estruturar, agilizar a agenda, o cadastro das pessoas interessadas em levarem seus animais”, comentou.
O programa vai realizar as castrações por meio de agendamentos e em seguida pelos grupos prioritários: ONGs, cuidadores de animais, famílias inscritas no NIS (Cadastro único), animais de rua e em seguida a população em geral.
O agendamento será realizado das 8 às 12 e das 13 às 17 horas pelo telefone (WhatsApp) 41 – 997201308, que será coordenado por Pedro Jomeke. “Estaremos organizando as agendas para que o serviço seja realizado da melhor forma”, comentou.
O responsável técnico da Clinicão, veterinário Murillo Daniel Lago, disse que os atendimentos devem levar cerca de 40 minutos. “O procedimento não leva muito tempo, mas a preparação precisa ser feita com todo cuidado, será possível atender até 40 animais diariamente”, disse.
Também participaram do lançamento o vereador Rafael Campaner e o ex-deputado federal Osmar Bertoldi, autor da emenda parlamentar que viabilizou a chegada do Castramóvel.