Câmara Municipal de Foz do Iguaçu Requer Medidas do Executivo para Controle Populacional de Escorpiões

Os casos de acidentes com escorpiões em Foz do Iguaçu alarmam a população e preocupam as autoridades de saúde pública. Diante desse cenário, a vereadora Yasmin Hachem (PV) apresentou um requerimento (270/2025) questionando o Poder Executivo sobre as ações que estão sendo implementadas para conter a proliferação desses animais peçonhentos.

A picada de escorpiões é especialmente grave para crianças, idosos e pessoas com problemas de saúde. No documento, a vereadora solicita informações sobre o número de acidentes registrados de 2022 a 2025, discriminando os dados por ano. Ela também pergunta quantos escorpiões foram capturados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) nesse mesmo período, quais medidas de prevenção e controle estão sendo feitas, e se há um plano de ação específico da prefeitura.

“Fizemos uma série de perguntas, tentando entender quais dados a prefeitura tem, quais são as áreas prioritárias, localidades que mais aparecem os escorpiões e quais os canais que a população pode usar para chamar a prefeitura para resolver problemas como esse. A gente sabe que não é fácil manusear escorpião, a captura não deve ser feita de qualquer forma”, destacou a vereadora Yasmin Hachem (PV). Ela também mencionou que apresentou uma indicação (1346/2025) com sete propostas de ações que o município poderia adotar para enfrentar o problema.

De acordo com a imprensa local, o CCZ registrou um aumento significativo nos chamados relacionados a escorpiões nos últimos cinco anos. Entre 2020 e 2024, as ocorrências saltaram de 393 para 736. O requerimento da vereadora foi aprovado e agora aguarda uma resposta oficial do Poder Executivo.

ASSISTA AO VIVO