A equipe indicada pelo prefeito eleito General Silva e Luna (PL) concluiu na quinta-feira (28) a primeira etapa do processo de transição com a atual gestão do município de Foz do Iguaçu. Sob a coordenação de Jorge Ricardo Áureo Ferreira, os trabalhos foram realizados de forma organizada e respeitando integralmente o cronograma previamente definido. Até o momento, o próximo gestor já anunciou os nomes dos primeiros 10 integrantes do primeiro escalão a partir de janeiro de 2025.
A última apresentação das secretarias e autarquias marcou o encerramento desta fase inicial. Paralelamente, a equipe técnica segue encaminhando indagações complementares que serão respondidas nos próximos passos do processo, assegurando que a transição continue fluindo de maneira transparente e produtiva. Em nome do General Silva e Luna, o coordenador da equipe expressou agradecimentos ao prefeito Chico Brasileiro (PSD) e equipe designada, “pela dedicação e pelo empenho em atender os requisitos estabelecidos, reforçando o compromisso com uma transição que beneficie a população”, diz a assessoria.
A próxima reunião está agendada para segunda-feira (2 de dezembro), às 08h30, na Associação Comercial (ACIFI), para deliberar as próximas ações e dar continuidade ao trabalho em favor de uma gestão eficiente e alinhada às necessidades de Foz do Iguaçu. O prefeito eleito Silva e Luna já anunciou alguns dos integrantes de sua equipe de governo, que assumirá em janeiro de 2025.
Futura gestão
Entre os nomes divulgados estão: Jin Petrycoski que será secretário de Turismo. O empresário, com experiência internacional, será responsável por fortalecer o setor turístico da cidade. Thaís Escobar será titular da Secretaria de Obras. Ela é engenheira civil e deverá gerir um orçamento de mais de R$ 80 milhões para projetos de infraestrutura.
A Secretaria de Planejamento e Urbanismo terá como titular o arquiteto José Teodoro Oliveira, que terá o desafio de atualizar o Plano Diretor do município. O curador de artes, Dalmont Benites será o próximo diretor-superintendente da Fundação Cultural e irá priorizar a construção de um teatro municipal e garantir o acesso à cultura de toda população.
O próximo secretário de Saúde será Fábio de Melo, doutor em saúde coletiva, focará sua atuação na redução de filas de espera de exames e cirurgias e na melhoria do sistema de saúde. Para a Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana, que ainda será criada, a futura titular é Aline Maicrovicz Martins Duarte. Ela é advogada e vai liderar a nova pasta implementando sistemas de mobilidade sustentável e integração de modais.
Para a direção do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, a indicada é Iélita Santos, que tem ampla experiência na gestão pública de saúde e vai liderar a modernização e humanização do estabelecimento de saúde, que é referência na 9ª Regional de Saúde do Estado. Alex Decian Thomazi será o futuro secretário de Assistência Social. Ele é especialista em programas sociais e vai expandir os CRAS e desenvolver iniciativas de inclusão e proteção.
A futura Secretaria da Mulher terá como titular Noemi Giehl, líder comunitária que focará sua atuação em políticas públicas para saúde, segurança e empreendedorismo feminino. Por fim, Luiz Teixeira será titular da Secretaria de Tecnologia, Inovação e Modernização Digital. Especialista em inteligência artificial e transformação digital, será responsável pelo projeto “Cidade na Palma da Mão”.
com informações do Diário de Foz, parceiro do Busão Foz
Leave a Reply