A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) apresentou na Assembleia Legistativa voto de congratulações com menção honrosa à atleta paranaense Valdileia Martins. A atleta participou das Olimpíadas de Paris 2024 e não disputou a final, por causa de uma lesão que a obrigou a desistir na última etapa.
Luciana destacou a origem humilde de Valdileia, que nasceu em Querência do Norte e cresceu, aos lados dos seus sete irmãos, no assentamento Pontal do Tigre, organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A atleta ajudava a família na produção de algodão e se destacou no esporte durante as aulas de educação física.
“A história de Valdileia é muito comovente. Treinava com materiais improvisados. Nos revezamentos, o bastão era uma espiga de milho. No salto em altura, a barra era adaptada com uma vara de pescar e, para reduzir o impacto das quedas, sacos de milho cheios de palha de arroz serviam como colchões”, destaca a parlamentar.
Em 2003, Valdileia venceu sua primeira prova fora da escola. Mais de vinte anos depois, chegou à sua primeira Olimpíada. Durante sua participação em Paris, Valdileia enfrentou grandes desafios: perdeu seu pai no dia 29 de julho e sofreu uma lesão no tornozelo, que a levou a desistir da disputa final.
Para a deputada, a história de superação de Valdileia é motivo de orgulho para todos os paranaenses. “Trajetórias como a dela inspiram outros atletas e demonstram a importância do investimento público no esporte.”
Luciana lembra que o governo Lula lançou o programa federal Bolsa Atleta, que beneficiou Valdileia, permitindo-lhe viver do atletismo. “Em 2024, o governo novamente investe significativamente no esporte, com um reajuste de 10,86% nos valores das bolsas, beneficiando atualmente 8.716 atletas” conclui.
Leave a Reply