Na sessão plenária desta segunda-feira (10), duas propostas que concedem o título de Utilidade Pública à Associação Esportiva Independente de Moutain Bike de Manoel Ribas, com sede naquele município (PL 167/2024), e ao Instituto Pró-Restinga, em Pontal do Paraná (935/2023) avançaram na Assembleia Legislativa do Paraná.
A Associação Esportiva Independente de Moutain Bike de Manoel Ribas tem como principal objetivo o desenvolvimento e a disseminação da prática do mountain bike entre crianças com mais de 7 anos e adolescentes.
Para isso, destacou o deputado na justificativa ao projeto, promove diversas iniciativas de interesse coletivo dos ciclistas, tais como o fornecimento de ensinamentos e aperfeiçoamento para que os atletas possam competir no cenário de elite do ciclismo paranaense e a transmissão de ensinamentos sobre o trânsito e a maneira correta de conduzir uma bicicleta com segurança.
“Outro ponto relevante é o esforço da Associação em desenvolver cidadãos exemplares. Por meio de suas atividades e programas, a entidade busca promover valores como ética, responsabilidade social e respeito mútuo, contribuindo para a formação integral dos participantes”, acrescentou Curi. Além disso, a Associação pretende estabelecer convênios com associações congêneres, visando a troca de experiências, o compartilhamento de recursos e o fortalecimento da comunidade ciclística no estado.
Pró-Restinga
A atuação ambiental em defesa de nosso litoral foi uma das justificativas apresentadas pelo deputado e primeiro secretário da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi (PSD) para apresentar projeto que concede o título de Utilidade Pública ao Instituto Pró-Restinga, com sede no município de Pontal do Paraná. “Nossa iniciativa se fundamenta na relevância e abrangência de suas atividades voltadas para a defesa, preservação e conservação do meio ambiente, assim como na promoção do desenvolvimento sustentável”, explica o autor da iniciativa.
O Instituto desempenha um papel crucial na região, atuando de maneira abrangente e articulada com as comunidades locais, que vai desde estudos e pesquisas sobre biodiversidade, conservação, manejo e uso sustentável dos recursos naturais dos ecossistemas até a promoção do desenvolvimento sustentável nas regiões em que está inserido.
O Pró-Restinga também possui colaboração ativa com entidades públicas e privadas que compartilham objetivos relacionados à conservação e preservação dos ecossistemas destaca seu comprometimento em criar parcerias eficazes para alcançar metas ambientais.
Leave a Reply