Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla será marcada com exposição de arte na Assembleia

Idealizada pela Apae Brasil há mais de seis décadas, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é comemorada anualmente entre os dias 21 e 28 de agosto. As ações visam o desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade acerca das necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social e combater o preconceito e a discriminação contra as pessoas com deficiência.

Na Assembleia Legislativa do Paraná, o gabinete do Deputado Pedro Paulo Bazana (PSD), está preparando algumas ações que irão marcar a semana na Casa de Leis.

Confira a programação:

Data: 19/08

Horário: 14:30

Local: Plenário (Deputado Waldemar Daros)

Proponente: Deputado Pedro Paulo Bazana

Grande Expediente – “Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla”, na ocasião, farão uso da palavra o senhor José Robson de Souza e a senhora Franciele Cristina da Paz, ambos são autodefensores da Federação Estadual das Apaes.

Na mesma oportunidade, ambos serão homenageados com Menção Honrosa, pela autodefesoria na Federação das Apaes.

Exposição Espaço Cultural

Nos dias 19, 20 e 21 de agosto, será promovida a Exposição em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla – com produtos sociais produzidos por pessoas com deficiência – reunindo obras, trabalhos manuais, artesanatos e produtos sociais diversos produzidos por pessoas com deficiências atendidas pelas organizações de Curitiba e Região Metropolitana.

A exposição acontecerá nos seguintes horários:

• 19/08 – 13h às 18h

• 20/08 – 9h às 18h

• 21/08 – 9h às 18h

Tema

O tema deste ano de 2024, “Nossa história: quem somos e o que fazemos”, nos incentiva a refletir sobre a trajetória da Apae Brasil e o seu papel vigoroso na construção de uma sociedade mais justa e equitativa. As conquistas alcançadas são motivo de orgulho, mas não podemos nos acomodar, tendo em vista que ainda há muito a ser feito para garantir que as pessoas com deficiência tenham pleno acesso à educação, saúde, trabalho, esporte, arte, entre tantos outros direitos.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2024 é, portanto, um convite à ação, na expansão de olhares por uma sociedade mais justa, inclusiva e equitativa.