Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, nesta terça-feira (06), o projeto de lei do deputado estadual Cobra Repórter (PSD) que visa instituir o “Dia Estadual da Cultura Libanesa”, a ser realizado anualmente no dia 25 de março, data em que se celebra o “Dia Nacional da Comunidade Árabe’’, instituída pela Lei Federal nº 11.764, de 05 de agosto de 2008. Também assinam a autoria do projeto os deputados Hussein Bakri e Tiago Amaral.
“Nosso objetivo principal é valorizar as múltiplas expressões culturais libanesas no Paraná. Este projeto foi um pedido da República do Líbano de Londrina, comunidade libanesa de Londrina e região encabeçada por Nabih Bou Roujeile, Nasser El Kadri e Samir Zambiam, que têm procurado valorizar a cultura árabe e destacado a importância do segmento para a economia de Londrina, do Paraná e do Brasil. Em 2023, foi inaugurada a Praça da República do Líbano em Londrina, por iniciativa da República do Líbano, uma homenagem à comunidade libanesa do município”, disse o deputado Cobra Repórter.
O deputado destacou ainda que os imigrantes libaneses e seus descendentes contribuem grandemente com sua força de trabalho para o desenvolvimento do Paraná e do país como um todo, especialmente nos setores da ciência, do comércio e da cultura.
O projeto de lei leva em conta as raízes históricas, linguísticas, valores, crenças, tradições, manifestações sociais legítimas, artísticas, religiosas, culinárias e gastronômicas, bem como de seu povo, considerando os imigrantes, nascentes no Líbano ou descendentes de libaneses, e a importância da comunidade libanesa para o desenvolvimento socioeconômico e na identidade multicultural paranaense.
O Paraná concentra uma das maiores colônias árabes do Brasil. Os maiores grupos libaneses estão localizados nos municípios de Foz do Iguaçu, Curitiba, Londrina e Guarapuava. Foz do Iguaçu é considerada a 2ª maior colônia libanesa do país.
Leave a Reply