Programa Assembleia Entrevista destaca a importância da medicina veterinária para o bem-estar animal

O médico-veterinário Adolfo Yoshiaki Sasaki é o convidado da semana do programa “Assembleia Entrevista”, que já está no ar na TV Assembleia. O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR), na entrevista concedida a repórter Marcele Antonio, fala sobre a importância da valorização profissional, destacando ser essencial a conscientização da população sobre a necessidade da vacinação dos animais de estimação, evitando-se, assim, as zoonoses. O impacto da crise climáticas é outro tema abordado.

Segundo Sasaki, o veterinário enfrenta, diariamente, grandes desafios já que atuam na construção de um ambiente propício para o florescimento daquilo que é muito caro aos paranaenses, a saúde na produção, a qualidade sanitária e o bem-estar animal. Ele alertou a população a sempre buscar atendimento em locais com médicos-veterinários presentes para garantir a qualidade e a saúde dos pets: “Busquem sempre a informação oficial, junto ao profissional habilitado”, comentou. Para o presidente do Conselho, a campanha Julho Dourado, estabelecida através de uma lei aprovada pelos deputados, que objetiva incentivar a população em relação a importância com os cuidados com os pets, é uma medida essencial. Ele faz uma análise do crescimento da população de animais de estimação, fala sobre a responsabilidade na criação de um pet e os reflexos no dia a dia das famílias. Outro assunto tratado são os problemas de saúde que podem acometer os bichinhos e os tratamentos modernos oferecidos hoje.

O CRMV-PR tem a missão de disciplinar, orientar, fiscalizar o exercício das profissões de Medicina Veterinária e Zootecnia contribuindo para o bem-estar da sociedade. Se dedica a coibir e averiguar todas as denúncias de exercício ilegal da profissão. Apenas médicos-veterinários são habilitados para cuidar da vida dos animais. O CRMV-PR já encaminhou 15 denúncias de exercício ilegal da profissão de médico-veterinário ao Ministério Público no primeiro semestre de 2024. Das 15 denúncias, cinco eram referentes a atendimento em balcões de casas agropecuárias e petshops, dois eram referentes a auxiliares de médicos-veterinários extrapolando os limites de sua atuação e cinco eram referentes a falsas protetoras animais, que anunciavam serviços de castração e táxi-dog nas redes sociais. Médicos-veterinários exercem atividades em laboratórios, na pesquisa, no diagnóstico, na produção de imunobiológicos e participam da produção de vacinas e medicamentos de uso humano e animal. Os zootecnistas trabalham na pesquisa, gerando o aprimoramento da espécie, melhorando a genética, a nutrição e o manejo dos animais. Sua pesquisa é vital para a sustentabilidade e eficiência da produção agropecuária. Atualmente, existem mais de 22 mil médicos-veterinários registrados no Paraná, dos quais 16.772 estão atuantes (com registro em dia no conselho regional). Do total de atuantes 9.101 (54,26%) são mulheres e 7.661 (45,68%) são homens. A faixa etária mais atuante tem de 30 a 39 anos, correspondendo a 6.068 dos profissionais. O Paraná é o terceiro estado com mais profissionais de medicina veterinária atuantes no país, atrás de São Paulo e Minas Gerais, do total de 181,9 mil médicos-veterinários.

Nova entrevista no ar

O programa “Assembleia Entrevista” da TV Assembleia, canal da Assembleia Legislativa do Paraná, pode ser assistido sintonizando o aparelho de televisão no 10.2 – rede aberta, em Curitiba e Região Metropolitana – e no canal 16 (Claro/NET). Orientações, dicas e análises sobre diversos temas podem ser conferidas semanalmente no programa gravado em cenários externos da Assembleia Legislativa, no espaço que dá acesso ao Plenário, revelando como pano de fundo a Praça Nossa Senhora da Salete e o Palácio Iguaçu; ou o espaço térreo do prédio Tancredo Neves, onde ficam os gabinetes parlamentares. Em outros momentos, a gravação aconteceu no Salão Nobre, onde ficam expostas obras de artistas paranaenses. Sempre às sextas-feiras, às 15 horas no canal da TV Assembleia; e às 15h30 (de sexta-feira), no YouTube, uma nova edição do programa “Assembleia Entrevista” entra no ar. Para quem não pode assistir neste horário tem reprise às quintas-feiras, às 10 horas. Acompanhe!