ILS no Aeroporto: deputado Tercilio Turini (MDB) diz que Londrina não pode ser tratada como cidade pequena

“Londrina não pode ser tratada como cidade pequena, de quinta categoria. É um polo regional que sempre contribuiu para o desenvolvimento do Paraná e merece mais respeito. A comunidade não vai aceitar de novo o adiamento da instalação do ILS no Aeroporto. O compromisso é para este ano e precisa ser honrado” – afirma o deputado estadual Tercilio Turini, destacando que as lideranças políticas, do setor produtivo e outros segmentos estão certas em se mobilizar para cobrar urgência na compra e a início da operação do equipamento que garante segurança em pousos e decolagens de aviões e amplia a capacidade de atendimento do Aeroporto Governador José Richa.

Turini enfatiza que o Município e o Estado investiram muito dinheiro na desapropriação de imóveis para ampliação da pista e instalação do ILS, sem a contrapartida esperada. “O governo estadual repassou recursos e a prefeitura se endividou. Todas as áreas foram liberadas, em valores de hoje o investimento pode chegar a um bilhão de reais porque as desapropriações começaram na década de 1990. Londrina não pode esperar mais, o prefeito Tiago Amaral e os deputados federais estão corretos em alertar o Ministério de Portos e Aeroportos sobre a posição do órgão da Força Aérea de adiar o ILS para 2027” – ressalta.

O deputado estadual lembra que inicialmente o ILS foi prometido para 2012 e depois ocorreram várias mudanças de prazo. “Estamos em 2025, já se passaram 13 anos e agora vem essa informação de um novo adiamento. Isso é uma brincadeira de mau gosto, um desrespeito a Londrina e toda região. O Aeroporto recebe passageiros de dezenas de municípios do Paraná e estado de São Paulo, é referência no transporte e precisa estar melhor equipado para fortalecer o desenvolvimento. A cidade já perdeu muito com essa enrolação” – desabafa Tercilio Turini.

“Temos que pressionar, ir a Brasília, chamar o Governo do Estado para fortalecer a mobilização e exigir a instalação do ILS ainda neste ano. Com certeza o governador Ratinho Junior já está ao nosso lado e vai se posicionar firme em defesa dessa reivindicação de Londrina e região. Não podemos mais ser prejudicados” – diz o deputado estadual Tercilio Turini.