Exposições artísticas movimentam o Espaço Cultural da Assembleia Legislativa do Paraná

Impressões da Alma é o tema da exposição aberta nesta segunda-feira (31), no Espaço Cultural da Assembleia. Organizada pela Concha Associação dos Amigos e Moradores do Centro Histórico de Londrina, com proposição do ex-deputado estadual e atual prefeito de Londrina, Tiago Amaral (PSD), a mostra apresenta artistas explorando a expressividade da arte figurativa, com cada obra revelando a sensibilidade e a emoção do seu autor. “É uma honra representá-los e levá-los para diversos espaços porque eles são excelentes artistas”, disse a presidente da Cocha Associação, Iara Franco Coutinho Hernandes. “Para nós e para eles é muito importante esse reconhecimento, esse acolhimento da Casa de Leis”, afirmou Hernandes.

“É uma orgulho para a Londrina abrir essa exposição aqui na Assembleia com os artistas da cidade Pé Vermelho. É um momento onde a gente consegue colocar a inspiração, o cuidado, a arte, o coração e, como diz, a alma das pessoas em uma mostra”, afirmou a secretária da Família e Desenvolvimento Social de Londrina, Marisol Chiesa, que representou o prefeito da cidade no evento.

“É um convite ao público para que ele tenha uma experiência de contemplação e conexão”, explica a artista Josiane Dias. “Para nós do Ateliê Terra Rouge, que é o pé vermelho, é uma honra estar aqui que é a casa que representa o nosso estado, então nós estamos muito orgulhosos e muito felizes por mostrar o quanto Londrina, Arapongas representam para esse estado em termos de arte, em termos de comunidade visual, em termos de cultura”, continuou Dias.

Já a artista Wanda Coutinho explica que eles são um grupo de artistas e que cada um escolheu alguma coisa que tocasse o seu íntimo, o seu coração, a sua vontade. “São impressões da alma, então, por exemplo, cada um buscou o seu interesse para representar”, disse. A mostra conta ainda com a participação dos artistas André Itimura, Cely Batista, Cibele Pugliesi e Cynthia Gushi, do Atelier Terra Rouge de Londrina e segue aberta até o dia 14 de março, das 9h às 18h.

Autismo sem máscara

O autismo também ganha destaque aqui na Assembleia. Nesta terça-feira (01), também no Espaço Cultural da Casa de Leis, acontece a exposição Autism Without Mask (Autismo sem Máscara), projeto que utiliza a arte para promover inclusão, sensibilização e reflexão sobre o universo das famílias atípicas.

O projeto, que teve sua primeira exibição em 2021, em Miami, reforça o papel das famílias de autistas como principais vozes do movimento. A mostra, uma iniciativa da deputada Flávia Francischini (União), será exibida a partir das 09h, no Espaço Cultural, e ficará aberta ao público ao longo do dia. À noite, às 18h, ele segue para o Museu Oscar Niemeyer (MON). “A arte tem o poder de sensibilizar e provocar reflexões, e é exatamente isso que queremos trazer para essa mostra: mais empatia, mais inclusão e mais respeito às pessoas autistas e suas famílias”, disse a deputada Flávia.