Prevenção e cuidados que asseguram a saúde integral da mulher é o assunto em destaque no programa “Assembleia Entrevista”, que já está no ar na TV Assembleia. O tema é abordado pela médica Alessandra Amatuzzi, ginecologista e mastologista do Centro de Doenças da Mama de Curitiba, que esclarece dúvidas sobre sinais e sintomas do câncer de mama, alerta para a importância do diagnóstico precoce e fala de novos métodos de tratamento.
De acordo com a especialista, a campanha Outubro Rosa – de conscientização sobre o câncer de mama, é de grande importância já que essa doença é, hoje, uma das que leva ao óbito centenas de mulheres em todo o mundo. A médica Alessandra Amatuzzi frisa: “o câncer da mama ainda é o que mais mata mulheres no mundo”. Ao mesmo tempo, ela chama a atenção para a necessidade imperiosa da realização de exames preventivos. Na avaliação da médica, muitas vezes o procedimento não é feito por falta de informações ou em função do medo do desconforto que a mulher passa no momento do exame. A vergonha é outro elemento que, muitas vezes, acabam inibindo as pacientes, que deixam de fazer as consultas periódicas.
A entrevista é exibida no canal legislativo quando a Assembleia Legislativa do Paraná abraça mais uma vez essa causa e promove ações relacionadas ao Outubro Rosa 2024, com programação que inclui exposição fotográfica, distribuição de uma cartilha informativa e a realização de um debate público com especialistas. Isto porque neste momento está sendo desenvolvida uma nova edição da campanha Outubro Rosa, estabelecida no Paraná pela Lei estadual 16.935/2011, que visa, justamente, a promoção de ações para a propagação de informações educativas e preventivas, voltadas à saúde das mulheres.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) confirmam que o câncer de mama é o tipo que mais acomete as mulheres no Brasil. O órgão estima que 73.610 novos casos devem ser registrados só durante o ano de 2024. O número assusta e mostra como é importante se prevenir de todas as formas para não fazer parte desta perigosa estatística. O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos. Outros sinais de câncer de mama são: edema cutâneo (na pele), semelhante à casca de laranja; retração cutânea; dor; inversão do mamilo; hiperemia; descamação ou ulceração do mamilo; e secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea.
É só sintonizar na TV Assembleia
O programa “Assembleia Entrevista” da TV Assembleia, canal da Assembleia Legislativa do Paraná, pode ser assistido sintonizando o aparelho de televisão no 10.2 – rede aberta, em Curitiba e Região Metropolitana – e no canal 16 (Claro/NET). Informações, orientações, dicas e análises sobre diversos temas de interesse dos paranaenses podem ser conferidas semanalmente no programa gravado em cenários externos da Assembleia Legislativa, como no espaço que dá acesso ao Plenário. Ele revela como pano de fundo a Praça Nossa Senhora da Salete e o Palácio Iguaçu; ou o espaço térreo do prédio Tancredo Neves, onde ficam os gabinetes parlamentares, prédios que se destacam no complexo do bairro Centro Cívico, na Capital do estado. Em outros momentos, a gravação aconteceu no Salão Nobre, onde ficam expostas obras de artistas paranaenses. Sempre às sextas-feiras, às 15 horas no canal da TV Assembleia; e às 15h30 (de sexta-feira), no YouTube, uma nova edição do programa “Assembleia Entrevista” entra no ar. Para quem não pode assistir neste horário tem reprise às quintas-feiras, às 10 horas. Acompanhe!
Leave a Reply