Em homenagem ao Dia do Servidor Público, o deputado Professor Lemos, líder do Bloco PT-PDT na Assembleia Legislativa do Paraná, destacou nesta segunda-feira (28) o papel essencial dos servidores para o funcionamento do Estado e reforçou a necessidade de valorização e reestruturação das carreiras. Em seu discurso, Lemos enfatizou a importância de trabalhadores que dedicam suas vidas à execução das políticas públicas, desde professores e funcionários das escolas e universidades até servidores das esferas municipais, estaduais e federais.
“Quero aqui fazer um cumprimento muito especial aos servidores e servidoras públicas do nosso estado, do nosso país. Servidores que estão trabalhando nos municípios, estão trabalhando também no estado e também são servidores da União. Portanto, mais que homenagear, é preciso valorizar e respeitar esses trabalhadores e trabalhadoras que fazem acontecer as políticas públicas para o nosso povo”, disse.
O deputado também abordou a desigualdade salarial dentro do serviço público, apontando que há servidores recebendo apenas um pouco mais do que o salário mínimo, enquanto outros ultrapassam os 30 mil reais. Segundo ele, uma reestruturação que permita a valorização das faixas salariais mais baixas se faz urgente para promover justiça e reconhecimento ao trabalho desses profissionais.
“Precisamos aprovar nesta Casa o projeto de reestruturação das carreiras. Não é para baixar o salário de ninguém, mas é para nivelar para cima, puxando os menores salários para cima, fazendo justiça aos servidores”, reforçou.
Justiça Salarial para Policiais e Bombeiros Militares
Outro ponto trazido pelo deputado foi a demanda dos policiais militares e bombeiros militares do Paraná, que apresentaram ao deputado um pedido de apoio para a aprovação de uma lei estadual que garanta o escalonamento vertical das remunerações, como estabelecido pela Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares aprovada em 2023, em Brasília. Essa medida, que já foi implementada em estados como Goiás, propõe uma estrutura que reduz a disparidade salarial entre as patentes mais altas e as mais baixas, permitindo que o soldado receba um percentual proporcional ao salário de um coronel, promovendo uma escala justa de remuneração.
“Essa medida não só corrige as disparidades salariais, mas também proporciona melhores condições de vida para os militares e suas famílias. O projeto que chegará à Assembleia precisa incluir o escalonamento para fazer justiça aos praças”, defendeu Lemos, ao convocar os deputados para apoiarem a iniciativa.
“A aprovação dessa lei representa um passo fundamental em direção à justiça salarial para os nossos policiais e bombeiros do Paraná, fortalecendo o compromisso do Estado com a valorização de seus servidores em todas as áreas”, concluiu.
Leave a Reply