Deputado Ney Leprevost (União) pede aumento da oferta de alimentos sem glúten nos Armazéns da Família

O deputado Ney Leprevost, coordenador da Frente Parlamentar da Medicina na Assembleia Legislativa do Paraná, encaminhou expediente à Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba (SMSAN), solicitando providências para o aumento da oferta de alimentos sem glúten destinados aos celíacos.

De acordo com estimativas da Associação dos Celíacos do Paraná (Acelpar), a doença celíaca afeta 1% dos curitibanos, cerca de 20 mil pessoas. Segundo o Ministério da Saúde, a doença celíaca é uma condição auto-imune causada pela intolerância ao glúten, uma proteína que está presente em alimentos como trigo, aveia, cevada e centeio.

Essa condição impede a absorção adequada de nutrientes pelo corpo, resultando em deficiências de vitaminas, minerais e água. Os sintomas podem surgir entre seis meses e dois anos de idade, como também na fase adulta e seu diagnóstico é feito por meio de exames clínicos, biópsia e exames laboratoriais.

Desde 2019 os Armazéns da Família de Curitiba possuem o cadastro para as pessoas diagnosticadas com a doença celíaca poderem adquirir produtos sem glúten por preços mais acessíveis. Segundo o deputado Ney Leprevost, ele tem recebido diversas solicitações da população relatando que a oferta de produtos em Curitiba é pouca e a reposição dos mesmos nem sempre é feita com frequência.

“Diante dessa realidade, é urgente que medidas sejam tomadas para suprir a falta dos produtos sem glúten nos Armazéns da Família de Curitiba, a fim de garantir um atendimento completo e adequado à população que enfrenta a doença ”, afirmou Leprevost.