O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) está elaborando um projeto de lei para estimular e valorizar a criação do Porco Moura – ou porco crioulo. Trata-se de uma raça genuína do Sul do Brasil e bastante presente nas pequenas propriedades do Paraná. Nesta segunda-feira, 10, o deputado visitou a Fazenda Experimental da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Pinhais, para conhecer um sistema de produção iniciado em 2014 para preservar a genética da raça e fomentar a criação comercial.
“Nosso objetivo é criar uma legislação que possa certificar os produtores do Porco Moura no Paraná. Esta raça é um patrimônio histórico, cultural e genético do nosso Estado e produz uma carne diferenciada. O estímulo à criação é importante para a economia e pode ajudar no desenvolvimento da agricultura familiar porque há boas perspectivas para que seja uma fonte de renda adicional nas pequenas propriedades”, considerou Romanelli.
Segundo o deputado, a elaboração do projeto de lei terá a participação dos professores da UFPR, da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) e da Agência de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Adapar). “O objetivo é que a genética da raça possa se perpetuar porque a carne é muito boa, com aspectos totalmente diferentes do suíno industrial”, observou Romanelli.
“O porco Moura foi recuperado aqui no Paraná. É uma raça brasileira, que se criou no Rio Grande do Sul a partir das reduções Jesuítas. Ela não existe em nenhum outro lugar do mundo”, explicou o professor Marson Bruck Warpechowski, que lidera o projeto realizado na fazenda experimental da UFPR. “Este porco tem uma carne de qualidade única”, acrescentou ele ao detalhar o processo de criação tradicional, sem confinamento.
O professor salientou a importância da elaboração de uma lei que proteja a raça e estimule a produção do porco crioulo. “Precisamos proteger isso, criando uma consciência pública deste patrimônio genético que foi construído pelo povo do Paraná e que está sendo preservado no projeto de extensão da universidade”, sustentou Warpechowski, acrescentando que atualmente a carne do Porco Moura já é encontrada em alguns açougues e também restaurantes da região de Curitiba.
Audiência pública
O deputado Romanelli concluiu a visita anunciando uma audiência pública da Frente Parlamentar Municipalista da Assembleia Legislativa para debater a suinocultura, com foco na criação do Porco Moura. A reunião está agendada para 6 de agosto, na sede do legislativo paranaense.
Leave a Reply