O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), que preside a Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa, ressaltou nesta terça-feira, 21, a elevação do orçamento do Estado do Paraná para a área de ciência e tecnologia. “Temos em 2024 o mais robusto orçamento para ciência e tecnologia. São R$ 709 milhões, ou sete vezes mais que em 2022”, afirmou o deputado.
Romanelli acredita que o valor destinado ao sistema paranaense de pesquisa e inovação, além de universidades públicas, deve ser ainda maior em razão do excesso de arrecadação, que está mais alta que o estipulado na Lei Orçamentária Anual. “O fato concreto é que o Estado está cumprindo o que prevê a constituição estadual, que é a aplicação efetiva de 2% da receita corrente líquida em ciência e tecnologia”, observou o deputado.
Na avaliação dele, tão importante quanto o aumento nas verbas orçamentárias é a política estadual de ciência e tecnologia criada na gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior, com uma formatação que vale até 2030. “Uma sociedade só avança com conhecimento. O plano estratégio e os investimentos em tecnologia e inovação farão uma enorme diferença no futuro do Paraná”, considerou.
Segundo o deputado, o Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia aprovou uma política baseada em 12 eixos estratégicos. São diretrizes para estimular novos arranjos de pesquisas científicas e tecnológicas, consolidar o sistema estadual de inovação, estimular a cooperação entre pesquisadores e integrar academia e setor produtivo, além de fomentar o empreendedorismo e formar capital humano.
Futuro – “No universo da ciência, o Paraná mostra que está comprometido a seguir a trilha completa, que começa pela qualificação de mais pessoas, passa pela pesquisa básica e pela pesquisa aplicada, com maior integração com o setor produtivo. O resultado esperado lá na ponta é a melhoria da vida das pessoas”, sustentou Romanelli. “É fundamental promover estas inovações para que possamos avançar”.
Para Romanelli, a decisão do governador Ratinho Junior em relação ao estímulo à ciência é uma das mais importantes da gestão e fará grande diferença no futuro do Estado. Ele também destacou o papel do secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, neste processo de avanço. “A boa política pública é aquela que se estabelece para trazer resultados no presente e no futuro”.
Leave a Reply