O deputado estadual Goura (PDT) encaminhou o Ofício 212/2024 à Prefeitura de Curitiba solicitando a criação de uma Unidade de Conservação Municipal no Bosque Bom Retiro, localizado na Rua Nilo Peçanha. O objetivo, de acordo com o deputado, é ampliar a proteção da fauna e flora na região central da capital paranaense. “Este bosque nativo possui uma área de aproximadamente 25.000 m², dos quais cerca de 60% são classificados como Área de Preservação Permanente (APP), abrigando duas nascentes e um corpo hídrico que contribuem diretamente com serviços ambientais para a região”, argumentou Goura.
O terreno é de propriedade da Federação Espírita do Paraná e abrigou o Hospital Psiquiátrico Bom Retiro, tendo, portanto, além de relevância social e ambiental, grande relevância histórica.
Segundo consta no ofício, em 2017 a Federação Espírita entregou à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) um projeto de revitalização e preservação do bosque, que prevê, entre outras medidas, a substituição de árvores exóticas invasoras por espécies nativas, contribuindo assim para a recuperação e proteção da biodiversidade local. “Esse projeto demonstra o interesse e a disposição da entidade em colaborar com a preservação ambiental da área, mas infelizmente não avançou dentro da prefeitura”, observou o deputado.
Goura ressaltou que no terreno vizinho ao bosque será erguido um grande supermercado. Essa seria, sugere o deputado, “uma boa oportunidade para financiar a criação da Unidade de Conservação como medida compensatória pela construção do novo empreendimento, ao menos parcialmente, conforme a legislação ambiental em vigor”.
Na solicitação feita à prefeitura, Goura também sugeriu a implementação de travessias de fauna, conectando o Bosque Bom Retiro à mata ciliar do Rio Belém e ao Bosque do Papa, com o objetivo de promover a conexão da biodiversidade e reduzir os riscos de atropelamento dos animais que circulam pela região, bem como outros possíveis conflitos com humanos e animais domésticos.
Além disso, ele ressaltou a importância de incluir no projeto um programa de monitoramento e controle de espécies exóticas invasoras de plantas e animais, como os pinus e saguis, que podem comprometer o equilíbrio ecológico e ameaçar as espécies nativas da região, bem como, no caso dos animais, servir de vetor de doenças para humanos.
Movimento a favor do parque
O movimento em favor da criação do Parque Bom Retiro é antigo, vem desde o primeiro ano da gestão do prefeito Rafael Greca, em 2017, quando foi anunciado a construção de um supermercado no terreno do antigo Hospital Psiquiátrico.
O movimento, organizado por moradores, arquitetos, urbanistas e ambientalistas, ficou conhecido como “A Causa mais Bonita da Cidade” e reivindicava um parque inteiro, sem mercado no meio.
Várias reuniões com a prefeitura, Ministério Público, Assembleia Legislativa, e outras entidades foram realizadas no decorrer do período. Muitas dessas ações foram registradas na página do Instagram @parquebomretiro.
Em 2022, uma carta pedindo a criação do parque, assinada por mais de 12 mil pessoas, foi entregue a o Ministério Público para tentar barrar a construção do mercado. Porém, as obras prosseguiram.
Leave a Reply