Deputado Cobra Repórter (PSD) requer homenagem à Catedral de Apucarana, elevada ao título de Basílica Menor

O deputado estadual Cobra Repórter (PSD) apresentou nesta segunda-feira (11), um requerimento na Assembleia Legislativa do Paraná solicitando Voto de Congratulações com Menção Honrosa à Catedral Diocesana de Apucarana, em reconhecimento à sua recente elevação ao título de Basílica Menor. O decreto foi emitido pelo Papa Francisco e anunciado no dia 30 de outubro de 2024, marcando um momento histórico para a comunidade católica e para o Estado do Paraná.

A Catedral Diocesana de Nossa Senhora de Lourdes, sob a liderança do Bispo Diocesano Dom Carlos José de Oliveira, foi agraciada com o título de Basílica Menor, a mais alta honra que uma igreja pode receber. Esse reconhecimento reforça o vínculo especial entre a Catedral e a Igreja de Roma, aproximando-a do Sumo Pontífice e da sede da fé católica, conforme o decreto Domus Ecclesiae, da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.

Construída em estilo barroco, a Catedral é única no Brasil por possuir uma imagem de Nossa Senhora no topo de sua torre principal, que atinge 50 metros de altura e homenageia a Virgem Maria. Após 20 anos de construção, o templo foi inaugurado em outubro de 1950, tornando-se um símbolo histórico e cultural para Apucarana e todo o Paraná.

Além de sua arquitetura imponente, a Catedral de Apucarana se destaca como ponto de peregrinação e devoção católica. Nos últimos anos, passou por uma ampla reforma financiada pela tradicional “Campanha do Café”, na qual pioneiros da região doaram sacas de café para apoiar o projeto. Essa restauração deve ser concluída em dezembro de 2024, incluindo um altar dedicado para a celebração pessoal do Papa Francisco.

No dia 11 de cada mês, a Catedral realiza a Santa Missa em honra a Nossa Senhora de Lourdes, padroeira da Diocese de Apucarana, atraindo fiéis de várias partes do Paraná e do Brasil. O templo também abriga obras de arte, como a Abside pintada em 1965 pelo artista Henrique Aragão, representando uma visão do paraíso com imagens de santos, além de vitrais coloridos criados pelo artista alemão Lorenz Johannes Heilmair em 2017.

“A Catedral Basílica de Apucarana é mais do que um símbolo religioso, é um patrimônio que transcende seu valor espiritual, cultural e social. A elevação ao título de Basílica Menor reforça seu papel como espaço de fé e conexão com Cristo, por meio da intercessão de Nossa Senhora de Lourdes. É uma conquista histórica”, reforça o deputado Cobra Repórter.