Deputadas representam o Brasil em fórum internacional sobre igualdade de gênero, na França

As deputadas estaduais do Paraná Cristina Silvestri (PP) e Mabel Canto (PSDB) vão palestrar no V Foro Internacional Mujer Mariposa, evento que reunirá lideranças femininas de diversas partes do mundo, em Paris, na França. As apresentações das parlamentares estão programadas para esta segunda-feira, dia 25.

Cristina Silvestri falará sobre a atuação da Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná no combate à violência de gênero. “O órgão tem sido fundamental para fazer a ponte entre o parlamento e a sociedade civil na rede de proteção às mulheres, recebendo denúncias, encaminhando-as para as autoridades competentes, fiscalizando as leis e propondo novas políticas públicas. Será uma honra compartilhar a nossa experiência no cenário global”, disse a deputada.

Já Mabel Canto, líder da Bancada Feminina da Casa, fará uma apresentação sobre os esforços para combater a violência política de gênero. “É um tema que precisa ser amplamente discutido, especialmente em espaços onde as mulheres enfrentam barreiras para ocupar posições de liderança. Será uma oportunidade importante de troca e aprendizado”, destacou Mabel.

As deputadas foram as únicas brasileiras convidadas a participar do fórum. “Vamos unir forças nesta luta global por igualdade. Levaremos a Paris os desafios e conquistas das mulheres do Brasil, sobretudo do Paraná, e, principalmente, aprenderemos muito com lideranças mundiais incríveis”, comentou a deputada Cristina.

Mabel ressaltou que o trabalho das deputadas paranaenses em prol dos direitos das mulheres tem sido reconhecido nacionalmente. “É uma honra poder mostrar a nível internacional o nosso trabalho pelas mulheres. Já conquistamos muitos direitos, mas ainda temos muita luta pela frente. Tenho certeza que será um grande e importante debate para juntos discutirmos a igualdade e o respeito à mulher na política”.

Foro Mujer Mariposa é um evento anual que busca promover debates sobre igualdade de gênero, direitos humanos e empoderamento feminino, com a participação de autoridades, acadêmicas e ativistas de todo o mundo. O evento é organizado no contexto do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres (25/11).