Deputada solicita à Sesp dados sobre violência contra a mulher na região Sudoeste

A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) encaminhou ofício à Secretaria Estadual de Segurança Pública, solicitando dados sobre a violência doméstica e familiar contra as mulheres da região Sudoeste do Paraná. A parlamentar quer saber o número de boletins de ocorrência em cada um dos 42 municípios da região, os casos de violência doméstica por bairros das cidades, a quantificação por tipo de violência, a idade da vítima e do agressor, a relação da vítima com o agressor e a taxa de reincidência do agressor.

“Mesmo com 42 municípios, o Sudoeste possui apenar duas delegacias da mulher, uma em Pato Branco e outra em Francisco Beltrão. Os casos de violência doméstica, familiar, e feminicídios são noticiados com recorrência, fato que tem nos causado muita preocupação”, afirma Luciana. Ela ainda lembra que Francisco Beltrão está entre as 20 cidades do Estado com maiores índices de violência doméstica.

Os dados são de um estudo sobre violência contra a mulher, elaborado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, que excluiu as grandes cidades paranaenses. Em proporção à população, o município de Beltrão ficou entre os 20 que mais têm casos. No município há atualmente em torno de 557 medidas protetivas ativas e mais de 80 botões de pânico.