A consolidação da Rota Turística da Inovação do Paraná foi tema de reunião, nesta quinta-feira (31), entre a deputada estadual Maria Victoria (PP) e representantes dos setores de turismo e tecnologia. A deputada é autora do projeto de lei 371/2024 que cria a Rota no Estado.
Maria Victoria explica que os representantes dos setores de turismo e tecnologia vão apresentar sugestões para atualizar e aprimorar o texto. O PL está em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)
“O projeto busca integrar o Turismo com Inovação e Tecnologia gerando novos negócios, renda e empregos em todas as regiões do Paraná. As contribuições aperfeiçoarão o texto para atender às demandas dos setores e da sociedade paranaense com uma lei prática e eficaz”, pontua Maria Victoria.
Participaram da reunião representantes da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR) e do Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB). As entidades produzirão notas técnicas para atualizar o projeto de lei.
POTENCIAL – A presidente do Curitiba Convention, Gislaine Queiroz, explica que a capital paranaense vem se firmando com um destino de “turismo bleisure” que une business (negócios) e leisure (lazer).
“É um grande potencial a ser explorado. A Rota Turística de Inovação tem característica para atrair feiras, eventos nacionais e internacionais, e movimentar a economia da cidade e do Estado”, afirma.
O vice-presidente Assespro, Adriano Krzyuy, reforça que a consolidação de uma rota turística de tecnologia e inovação permite integrar o setor, fortalecer hubs de tecnologia e inovação e criar oportunidades de negócios.
“O Paraná possui grandes diferenciais educacionais, mão de obra qualificada e empresas que se destacam no país e no exterior. Temos possibilidades de ampliar o turismo inteligente voltado a negócios de inovação e tecnologia”.
Também participaram da reunião a coordenadora executiva da Assespro Daniella Wodonis; a gestora de eventos Assespro Andrea Bigaiski; o membro da Assespro Márcio Monson; a diretora executiva do Curitiba Convention e a diretora de novos negócios do Curitiba Convention Fernanda Assis.
PROJETO DE LEI – Em tramitação na CCJ da Assembleia Legislativa, o projeto de lei estabelece a Rota Turística da Inovação no Estado do Paraná integrada pelos parques tecnológicos e ambientes produtores de inovação.
O projeto tem objetivo de promover e divulgar as atrações e pontos turísticos dos municípios; fortalecer, ampliar e desenvolver atividades que gerem empregos e renda e integrar as cidades que compõe a Rota Turística.
Leave a Reply