Comissão de Saúde da Assembleia promove audiência pública para debater a crise no Hospital Metropolitano de Sarandi

Atendendo ao pedido dos deputados estaduais Evandro Araújo (PSD) e Delegado Jacovós (PSD), a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Paraná, presidida pelo deputado Tercílio Turini, convocou uma audiência pública para debater a crise no Hospital Metropolitano de Sarandi. A audiência acontecerá nesta quinta-feira (31), às 9h, na Câmara Municipal de Sarandi.

A Comissão convidou representantes da atual direção do Hospital, da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), do Ministério Público Estadual e do Sindicato dos Trabalhadores, buscando encontrar uma solução permanente e dar mais transparência sobre os problemas relacionados à falta de pagamento dos trabalhadores, à carência de atendimento à comunidade e às dificuldades recorrentes na gestão do hospital.

Nesta terça-feira (29), a juíza Ketbi Astir José, da Comarca de Sarandi, determinou a intervenção judicial na administração do hospital, após solicitação do Ministério Público. O Hospital Metropolitano atende aproximadamente 30% dos pacientes do SUS de toda a 15ª Regional de Saúde de Maringá, abrangendo mais de 30 municípios, além de 40 mil servidores públicos do Sistema de Assistência à Saúde (SAS).

“A crise, com falta de pagamento dos trabalhadores e cancelamento de consultas e cirurgias, já havia acendido um alerta sobre a gestão do hospital. Com a decisão de intervenção judicial, que demonstra a gravidade da situação, cresce ainda mais a necessidade de ouvirmos os envolvidos e de compreendermos como ficará o funcionamento do hospital, com ou sem a intervenção. A sociedade precisa de respostas”, afirmou Evandro Araújo.