Pastores e pastoras de igrejas das mais diversas denominações evangélicas, grandes ou pequenas, responsáveis por ajudar a guiar os fiéis através dos princípios da doutrina cristã e com grande contribuição para a sociedade foram homenageados na Assembleia Legislativa do Paraná. Com oração, benção e cânticos, a noite desta quinta-feira (6) foi um pouco de sessão solene e um pouco de culto em reconhecimento ao Dia do Pastor.
Para celebrar a data, comemorada anualmente no segundo domingo do mês de junho, representantes da Bancada Evangélica do Parlamento realizaram a entrega de menção honrosa a representantes de várias congregações no Plenário.
Há 30 anos como pastor, o deputado Alexandre Amaro (Republicanos) presidiu o evento e resumiu qual a maior alegria dos pastores: “salvar uma alma, transformar uma família, recuperar uma pessoa da marginalidade ou das drogas através da palavra de Deus”.
Ele ressaltou o papel da igreja na sociedade. “Chega muitas vezes onde o Governo não alcança. A igreja está nas comunidades, nas ilhas, nos 399 municípios dando apoio e auxílio. Na pandemia, nós tivemos o trabalho maravilhoso dos pastores. Agora, nessa tragédia no Rio Grande do Sul, todos se uniram, prestando solidariedade, por isso precisamos reconhecer essa pessoa que está sempre à frente”, defendeu.
Autora da Lei estadual nº 17.495/2013, que instituiu no Paraná o Dia do Pastor, a deputada Cantora Mara Lima (Republicanos) se disse orgulhosa em proporcionar na Assembleia a homenagem a tantos pastores e pastoras que promovem inclusão das pessoas, sendo um braço do governo na ajuda daqueles que mais precisam. “É um reconhecimento realmente fantástico esta iniciativa da nossa Bancada Evangélica a homens e mulheres que dedicam as suas vidas ao Evangelho de Jesus Cristo. É uma vocação sagrada de amor ao próximo, um guia espiritual inspirado pelos ensinamentos de Jesus”, afirmou.
O também pastor deputado Gilson de Souza (PL) definiu os pastores como embaixadores de Deus, 24 horas envolvidos com a comunidade recebendo todas as pessoas com a mais diversas dificuldades, doenças e tendo a função de cuidar, apascentar, orientar, emprestar o ombro para muita gente chorar. “Importante reconhecer o trabalho de homens e mulheres que têm levado o ministério com muito amor, com muita responsabilidade.
“Vocês têm a missão mais importante que é levar a palavra de Deus, que alimenta, orienta e transforma”, disse o deputado Ricardo Arruda (PL). Ele comentou sobre leis e projetos em trâmite na Assembleia para promover os valores cristãos.
Um dos homenageados, o pastor Wagner Tadeu dos Santos Gaby, atual presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba lembrou que a função dos pastores vai muito além do púlpito, fazendo o aconselhamento pastoral, assistência social, oração, visita aos presídios e aos hospitais, por exemplo. “São tantas as necessidades que surgem no nosso dia a dia. Por isso é gratificante, ser homenageado pela Assembleia, através da Bancada Evangélica, que tem duas representantes da nossa igreja, as deputadas Cantora Mara Lima e a Flávia Francischini”, afirmou.
O ex-deputado federal e com 43 anos de ministério na Igreja Universal do Reino de Deus, Bispo Aroldo Martins ele ressaltou o alcance da igreja que chega a 150 países do mundo. “Para o Evangelho não há dificuldade de língua, não é preciso conhecer a realidade do povo, estudar antropologia, sociologia, basta ter o espírito e chegar com o desejo de ganhar almas”, resumiu.
Vindo de uma família de oito pastores e já preparando filho e neto para a função, Natalício Mamedes, da 6ª Igreja do Evangelho Quadrangular, no Boa Vista definiu a homenagem como uma “benção”. Ele citou que só a sua congregação conta com mais de mil igrejas no Paraná, sendo 156 apenas em Curitiba.
“As igrejas são imbuídas de muita fé e energia positiva, com vocação das mais valiosas e essa interlocução com o TRE deve ser mantida sempre”, afirmou o desembargador José Rodrigo Sade, representando presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargado Sigurd Roberto Bengtsson.
Também compôs a mesa o presidente da Assembleia de Deus de Colombo, pastor Edilson Siqueira, representando o presidente da Convenção das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus, pastor Perci Fontoura.
Bancada
A Bancada Evangélica da Assembleia Legislativa do Paraná é formada pelas deputadas Cantora Mara Lima (Republicanos) e Flávia Francischini (União), e pelos deputados Alexandre Amaro (Republicanos), Artagão Junior (PSD), Denian Couto (Podemos), Gilson de Souza (PL), Fabio Oliveira (Podemos), Ricardo Arruda (PL) e Tito Barichello (União).
[flickr id= /]
Leave a Reply