A Assembleia Legislativa do Paraná promove na próxima segunda-feira (17), a partir das 18 horas, uma sessão solene para celebrar a importância cultural da comunidade árabe no Paraná. A solenidade será realizada no Plenário do Poder Legislativo por proposição do primeiro secretário da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), e pelo líder do governo, deputado Hussein Bakri (PSD). Durante a cerimônia, serão homenageadas dezenas de pessoas da comunidade árabe com diplomas de menção honrosa confeccionados pela Assembleia Legislativa.
A proposição ocorre em razão do Dia Nacional da Comunidade Árabe, celebrado todos os anos no dia 25 de março. Os proponentes afirmaram que os homenageados desempenham um papel crucial na expansão e no fortalecimento da comunidade árabe no Estado do Paraná. Para eles, a homenagem é justa e merecida, pois as personalidades se dedicaram a promover a riqueza cultural, os valores éticos e laços fraternais que unem e enriquecem a comunidade. Segundo os parlamentares, é necessário reconhecer os esforços e dedicação destas figuras notáveis. Para eles, são pessoas essenciais para a preservação e o fortalecimento da herança cultural árabe no Paraná.
O deputado Alexandre Curi afirmou que a homenagem tem a missão de valorizar a cultura árabe, muitas vezes vítima de preconceito. “Celebrar a comunidade árabe na Assembleia Legislativa é trazer mais conhecimento para o paranaense, reconhecendo a contribuição desses povos para a formação da nossa sociedade e combatendo o preconceito. A história da imigração árabe no Paraná merece ser ouvida e contada”, disse.
O deputado Hussein Bakri destacou a importância da comunidade árabe para o desenvolvimento do País. “Tenho um orgulho imenso da força do povo árabe, da trajetória de luta, da ajuda na construção e no desenvolvimento do Brasil. São mais de 15 milhões de imigrantes e descendentes em nosso país, marcando presença importante na nossa cultura, gastronomia, música. Parabéns a toda população árabe no Brasil e obrigado aos brasileiros pela irmandade consolidada ao longo de décadas. Que esses laços se fortaleçam cada vez mais e que sempre haja irmandade e cooperação mútua entre os nossos povos.”
Leave a Reply