O entrevistado desta semana do programa Arte & Cultura, produzido pela TV Assembleia, da Assembleia Legislativa do Paraná, é o arte-educador Rogério Bealpino. Ele é responsável por criar um projeto que promove aulas-passeio em grupos pelo centro de Curitiba, contando episódios da história da cidade. Durante o bate-papo, Bealpiano falou sobre sua trajetória e o projeto que leva as pessoas a conhecer detalhes da capital. A entrevista vai ao ar nesta quinta-feira, às 13h10, no Canal 10.2 da TV Assembleia, com reprises às sextas-feiras às 17 horas. Na quinta, às 13h30, a atração está disponível no canal do YouTube do Poder Legislativo.
Rogério Bealpino é empresário do ramo da arte e cultura com formação como arte-educador. Apaixonado pela história de Curitiba, ele promove aulas-passeio em grupos por localidades da capital paranaense contando diversos episódios da cidade, como a vinda de Dom Pedro II em 1880. A iniciativa, criada há 10 anos, já atendeu mais de 40 mil crianças, jovens e adultos por meio de visitas guiadas e oficinas de arte. O projeto de educação patrimonial que promove aulas pelas ruas e espaços culturais realizou no último ano mais de 70 passeios com a presença de mais de mil pessoas.
Mesmo não sendo historiador, Bealpino diz que esta é sua paixão. “O arte-educador é um profissional que trabalha dentro de exposições, programas educativos, em museus. Ele é um mediador que promove a leitura do visitante ao objeto exposto. Isso enriquece a experiência, trazendo um olhar diferenciado”, explica. A partir desse amor pela história, ele iniciou trabalho de maneira intensa. “Assim comecei as visitas guiadas pelo centro de Curitiba. Minha intenção é atrair o público curitibano para conhecer a história de sua cidade. São episódios atrativos e próximos de nós. Quando o curitibano descobre isso, quer saber muito mais”, diz.
Nascido no Estado de São Paulo e crescido em Curitiba, Rogério Bealpino é formado em Licenciatura em Desenho pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, com experiência no campo da cultura das artes e da história. Como arte-educador, atuou com mediação em mais de 45 exposições de arte nacionais e internacionais sediadas em Curitiba, tendo trabalhado na maioria delas como orientador pedagógico, formando equipes e elaborando conteúdos educativos. “Nasci do interior de São Paulo, mas sou mais curitibano que paulista. Desde que vim pra cá, tenho um apreço por essa história. Comecei a estudar de maneira autônoma, pois passei a ter o fascínio por essa cidade com mais de 330 anos”, revela.
Além deste trabalho, o profissional é técnico especialista em montagens de exposições e curador de mostras artísticas, tendo participado de mais de 125 eventos. Também colaborou com diversas instituições culturais, galerias e museus, sempre lidando com obras de artistas brasileiros e estrangeiros, além de manusear acervos das mais diversas instituições do Brasil e do mundo.
Na área de conservação de obras de arte, Bealpino participou de projetos de restauração de acervos de museus do Paraná. Foi ainda membro da Associação de Restauradores e Conservadores de Bens Culturais e atuou na área de montagens de exposições e manuseio de obras de arte. Ele recebeu em 2021 o Prêmio Técnicos e Técnicas da Cultura do Paraná por sua atuação como montador de exposições e especialista em manuseio de obras de arte. Em 2022 recebeu o Prêmio Memória de Vivências (UNESPAR) por sua atuação.
Quem quiser participar das aulas-passeio pelo centro histórico da capital pode ser informar sobre datas e valores no site https://historiadecuritiba.orbitpages.online/. Também é possível entrar em contato com o educador pelo perfil https://www.instagram.com/rogeriobealpino/.
O programa Arte & Cultura traz artistas, músicos, cineastas e comunicadores paranaenses e brasileiros para debater a produção cultural e histórica do Paraná e do Brasil. A cada semana, atração recebe grupos folclóricos, coreógrafos, maestros, diretores de museus, artistas plásticos, diretores e produtores de teatro, escritores e poetas para um papo descontraído sobre o mundo das artes. O programa é gravado no Salão Nobre da Assembleia Legislativa, num cenário com piano de cauda e obras do artista paranaense Poty Lazzarotto.
Leave a Reply