Arte & Cultura conversa com autor do livro que conta a história do Teatro de Comédia do Paraná

O entrevistado desta semana do programa Arte & Cultura, produzido pela TV Assembleia, da Assembleia Legislativa do Paraná, é o jornalista e produtor cultural Alvaro Colaço, que acaba de lançar um livro que conta a história do Teatro de Comédia do Paraná (TCP). O livro “Teatro de Comédia do Paraná – 60 Anos” conta uma trajetória que começou em 1963, dentro do Teatro Guaíra. Durante o bate-papo, o autor falou sobre a história e curiosidades das seis décadas do TCP. A entrevista vai ao ar nesta quinta-feira, às 13h10, no Canal 10.2 da TV Assembleia, com reprises às sextas-feiras às 17 horas. Na quinta, às 13h30, a atração está disponível no canal do YouTube do Poder Legislativo.

A intensa pesquisa feita pelo jornalista resultou em uma obra de mais de 500 páginas que registra todas as 74 peças apresentadas pelo TCP, incluindo adaptações de textos de William Shakespeare, Millôr Fernandes, Henrik Ibsen e Dalton Trevisan. O livro também traz detalhes da participação de atores já consagrados de outros centros no grupo, como Cláudio Correia e Castro, Paulo Goulart e Nicette Bruno, além de Paulo Autran. Trata ainda da participação de grandes artistas paranaenses, como Oraci Gemba, Lala Schneider, Antonio Carlos Kraide e Edson Bueno.

O livro traz a memória e o legado histórico do TCP, resgatando montagens que marcaram o teatro paranaense. “O convite para escrever a obra surgiu de Áldice Lopes, diretor artístico do Teatro Guaíra. Antes, não existia nada sobre o tema. Não se sabia quantas peças haviam sido produzidas. Era uma história que necessitava ser contada”, diz.

Alvaro Collaço traz o registro e detalhes de todas as montagens produzidas unicamente pelo TCP, com um vasto acervo documental, incluindo informações sobre encenações icônicas baseadas em obras de dramaturgos consagrados. “No livro, decidimos que cada uma dessas peças representaria um capítulo. Buscamos atores e diretos que participaram dessas peças”, revela. O autor entrevistou 92 pessoas para escrever a obra. Além disso, fez pesquisas em jornais da época, publicações de críticas, livros, programas e espetáculos e entrevistas em vídeos. Em todos os espetáculos produzidos, mais de 1.500 pessoas trabalharam junto às montagens ao longo de 60 anos.

Collaço lembra que antes da criação do TCP, as produções no Estado eram amadoras. O momento que se tornou um marco foi a estreia de “Um Elefante no Caos”, primeira peça encenada pelo grupo em 1963, com texto de Millôr Fernandes e direção de Cláudio Corrêa e Castro. Segundo o autor, esta montagem será o sempre um símbolo da transformação no teatro do Paraná. Segundo ele, o primeiro espetáculo consolidou o teatro profissional no Estado. “Antes disso, ninguém viva de teatro no Paraná”, reforça.

Além de celebrar a memória do TCP com o lançamento do livro que traz as memórias das peças encenadas, o Teatro Guaíra anuncia que em março de 2025, grupo vai encenar a peça “Daqui Ninguém Sai”. O espetáculo é uma homenagem ao centenário do escritor curitibano Dalton Trevisan, com direção de Nena Inoue.

O programa Arte & Cultura traz artistas, músicos, cineastas e comunicadores paranaenses e brasileiros para debater a produção cultural e histórica do Paraná e do Brasil. A cada semana, atração recebe grupos folclóricos, coreógrafos, maestros, diretores de museus, artistas plásticos, diretores e produtores de teatro, escritores e poetas para um papo descontraído sobre o mundo das artes. O programa é gravado no Salão Nobre da Assembleia Legislativa, num cenário com piano de cauda e obras do artista paranaense Poty Lazzarotto.