Identificação biométrica, o que é e como funciona? O tema em pauta no dia a dia de todos os paranaenses é o assunto da conversa entre Alexsander Alves Cordeiro, desenvolvedor de aplicativos, e a jornalista Paola Manfroi, na nova edição do programa “Assembleia Entrevista”, que entra no ar na TV Assembleia nesta sexta-feira (7), às 15 horas, e trata dos riscos e benefícios da era digital.
“A tecnologia de reconhecimento facial está em todo lugar e é segura”, garante o especialista. Ele lembra que essa ferramenta permite que os aplicativos no celular agrupem fotos considerando as pessoas nelas presentes; que as empresas realizem o controle de acesso às suas dependências com a biometria facial; o acesso em ambientes residenciais; e até mesmo a entrada em outro país, pelo aeroporto, foi automatizada a partir da leitura do rosto do viajante. A polícia e outros órgãos de aplicação da lei utilizam a tecnologia para resolver crimes, identificar tentativas de fraudes em documentos e fazer o controle de acesso, observa o entrevistado.
Cordeiro explica que o reconhecimento facial é uma técnica de identificação de pessoas a partir dos traços de seus rostos. Ela usa, portanto, a biometria facial para identificar a face com precisão. O sistema é baseado em softwares e algoritmos que fazem o mapeamento de padrões nos rostos dos indivíduos. Ou seja, o leitor facial identifica características exclusivas da face de uma pessoa. Outros pontos discutidos durante a entrevista é a função da Inteligência Artificial (IA), a capacidade de dispositivos eletrônicos de funcionar de uma maneira que lembra o pensamento humano, e os cuidados para se proteger de golpes. O especialista cita também a decisão recente da Assembleia Geral da ONU, que aprovou por consenso de todos os seus 193 membros uma resolução sobre a governança da Inteligência Artificial, com o objetivo de assegurar que a tecnologia crie um mundo mais seguro e equitativo. O texto foi proposto pelos Estados Unidos e contou com 123 países patrocinadores, de diversos níveis de desenvolvimento.
Nova entrevista no ar
O programa “Assembleia Entrevista” da TV Assembleia, canal da Assembleia Legislativa do Paraná, pode ser assistido sintonizando o aparelho de televisão no 10.2 – rede aberta, em Curitiba e Região Metropolitana – e no canal 16 (Claro/NET). Orientações, dicas e análises sobre diversos temas podem ser conferidas semanalmente no programa gravado em cenários externos da Assembleia Legislativa, no espaço que dá acesso ao Plenário, revelando como pano de fundo a Praça Nossa Senhora da Salete e o Palácio Iguaçu; ou o espaço térreo do prédio Tancredo Neves, onde ficam os gabinetes parlamentares. No caso da entrevista sobre inteligência artificial, a gravação aconteceu no Salão Nobre, onde ficam expostas obras de artistas paranaenses. Sempre às sextas-feiras, às 15 horas no canal da TV Assembleia; e às 15h30 (de sexta-feira), no YouTube, uma nova edição do programa “Assembleia Entrevista” entra no ar. Para quem não pode assistir neste horário tem reprise às quintas-feiras, às 10 horas. Acompanhe!
Leave a Reply