Ana Sátila e Pepê Gonçalves, que treina em Foz, fazem boas provas e avançam para as semifinais

Nesta terça-feira (30), ocorreram mais provas eliminatórias da Canoagem Slalom nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Os brasileiros, Pedro Gonçalves e Ana Sátila, voltaram às disputas nas águas de Vires Sur Marne. Pepê desta vez correu no caiaque e Sátila na canoa, valendo o melhor tempo entre duas descidas.

Ana Sátila fez um bom tempo e se classificou para a semifinal do C1 Feminino, já na primeira descida. Seu tempo foi de 109.95s, com dois segundos de penalidade por um leve toque em uma das balizas. Já na segunda vez que foi para a água, ela foi ainda mais rápida e terminou o percurso em 105,16s, com prova limpa, sem penalidades. Foram 21 atletas que participaram desta eliminatória, passando 18 para a semifinal, ela ficou na 7ª posição geral.

A atleta expressou sua satisfação geral com suas provas, apesar do cansaço devido às competições anteriores. “Hoje está muito quente, então a gente acabou sofrendo bastante, mas eu tentei manter o meu foco do começo ao fim e melhorar bastante pra segunda, e foi o que eu fiz. Então, estou muito orgulhosa do jeito que eu estou remando aqui em Paris e eu acho que o dia de hoje foi bem positivo,” disse Ana.

Ana observou que a água estava bastante difícil, com condições que deixaram os obstáculos mais difíceis e exigiram muito da atleta. “A pista está no nível realmente olímpico, claro que a gente não estava esperando nada fácil aqui. Mas eu fiquei feliz com o jeito que eu remei, apesar de estar me sentindo um pouco cansada ainda. Não fiquei muito longe das meninas que fizeram descidas incríveis. Agora é descansar, relaxar bastante, comer bem e ter toda essa energia de volta para amanhã chegar aqui 100%,” explicou Sátila.

Amanhã, quarta-feira (31), acontecem as provas semi e final do C1 Feminino. A partir das 10h30, Ana irá disputar a semifinal do K1 e se conseguir a classificação, às 12h25 vai em busca da medalha na prova final.

Leia também

Na prova K1 Masculina, Pepê Gonçalves também se classificou logo na primeira descida. Ele fez uma prova eficaz com um excelente tempo sem penalidades (86.64s). Já na segunda descida fez 90.71s, ele teve dois toques, nas portas 7 e 20 e seu tempo aumentou em quatro segundos. Na disputa haviam 25 atletas, e 20 se classificariam para a semifinal. Pepê garantiu a 8ª colocação e passou para a semifinal.

Pepê comentou suas descidas: “A gente vem trabalhando muito para isso. Fazer uma descida limpa é um desafio muito grande. Mas consegui colocar o meu melhor e me senti muito confortável na pista. Na segunda consegui descer mais rápido ainda, infelizmente tive dois toques na baliza. Mas o importante era passar para semifinal. Agora é descansar e continuar o trabalho,” falou Pepê.

O atleta também expressou como se sente participando novamente de Jogos Olímpicos, ainda mais com uma espectadora especial na plateia. “O meu sentimento de estar aqui competindo é de gratidão, entrar na água e remar é a coisa que eu mais gosto. Minha namorada que veio assistir hoje, deu sorte. O coração dela deve ter ficado a milhão ali na plateia Mas é um momento muito especial poder compartilhar este sentimento olímpico com uma pessoa que a gente ama,” concluiu Pepê.

Ele fez sua estreia na prova C1 Masculina nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, ele alcançou a 18ª colocação com tempos de 111.07s e 154.48s. Prova essa que serviu como uma preparação e treinamento na pista que veio a conseguir classificação do K1M, hoje. Pepê volta para as disputas em Paris somente na quinta-feira (01), quando ocorrerão a semifinal e final do K1M na mesma pista de Vires Sur Marne.

com informações do Diário de Foz, parceiro do Busão Foz