MacBooks novos, iPads e até máscaras de COVID-19 em perfeito estado são destruídos em ações para liberar espaço em armazéns da empresa
Nesta segunda-feira (21), em uma matéria especial do ITV News, foi revelado que a Amazon destrói milhões de produtos anualmente, em um escândalo ambiental. Segundo as informações, a gigante do varejo está descartando itens em perfeito estado que poderiam estar sendo doados.
Em entrevista ao repórter Richard Pallot, um ex-funcionário não identificado disse que a meta é descartar pelo menos 130 mil itens por semana, muitos deles novos. Isso em apenas um dos 24 centros de distribuição da empresa — o armazém de Dunfermline, no Reino Unido — cujas imagens divulgadas hoje chocam pelo enorme desperdício.
Dentre a grande listagem de produtos, constam-se smart TVs, drones, MacBooks, livros, aparelhos de última geração e até mesmo máscaras para proteção contra a COVID-19, ainda intactas em seus pacotes. Ao invés de redirecionar esses produtos para doação às instituições de caridade, a Amazon os recolhe em caminhões e os leva para centros de reciclagem ou, como flagrou a reportagem, para aterros sanitários — ato extremamente agressivo para o meio ambiente.
“50% de todos os itens (que vão para o descarte) não foram abertos e ainda estão em suas embalagens. A outra metade são devoluções, mas que estão em bom estado.”
Ex-funcionário do depósito de Dunfermline, no Reino Unido, da Amazon, para a ITV News
Informações ITVNews
Leave a Reply