O Rotary Club de Foz do Iguaçu Grande Lago, em parceria com a APAE, promove o Concurso da Logomarca do Evento Canja do Galo Inácio, envolvendo os alunos da entidade.
A relação entre a tradicional canja e o Carnaval é antiga. Em Foz do Iguaçu, desde 2001, a canja foi a escolha perfeita escolha perfeita para unir o Carnaval a solidariedade, com o evento sempre apoiando uma entidade voltada para a infância e nutrição.
O evento foi idealizado pelo jornalista Rogério Bonato, e para ilustrá-lo, usou um dos seus personagens nos tempos em que também exercia a função de cartunista. O Galo Inácio era uma figura birrenta e que ao longo dos anos, foi ganhando forma no traço de muita gente famosa. A logomarca para o evento, foi desenhada por grandes ilustradores, como Ziraldo, Millôr Fernandes, Angeli, Bennet e nomes consagrados das charges e cartuns. As estampas são usadas em camisetas, vendidas para ampliar a renda do evento bem como em aventais, e materiais de divulgação.
Neste ano, a escolha da logomarca ganhou um formato especial: foi desenhada por meio de um concurso com os alunos da APAE. A iniciativa reconhece o talento artístico dos alunos, já evidenciado em projetos de cartazes e a exposição “A Arte Ultrapassa Todas as Barreiras”, realizada no Shopping Catuaí.
Todos os trabalhos foram desenvolvidos com orientação e supervisão das professoras de artes Lucimar da Silva Maier, Denise Yumi Fernandes do Vale, Josiane Pereira do Nascimento e Mara Lúcia Nucci.
Segundo a artista plástica e comunicadora Eliane Luiza Schaefer, que acompanha de perto os trabalhos dos alunos, conferiu que eles exploram técnicas abstratas e recriam obras de artistas renomados, demonstrando habilidades únicas e sensibilidade artística, logo, não teriam a menor dificuldade de encararem uma missão tão importante, de ajudarem na realização daquele que hoje é considerado um bem cultural iguaçuense.
Para a presidente do Rotary Club, Rosana Lazarin, prestigiar o trabalho desses alunos talentosos é uma grande honra. Já, Claudia Batista dos Santos, diretora da APAE, destaca o impacto da ação: “Oportuniza-los a participar do projeto é essencial pois, proporciona oportunidade de aprendizado e fortalecimento da autonomia, desenvolvendo habilidades sociais importantes para a valorização e a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade”.O idealizador da Canja, Rogério Bonato, reforça sua admiração pelas criações artísticas: “Ainda temos um estoque considerável de desenhos do personagem Galo Inácio, afinal mais de 100 cartunistas realizaram a tarefa com muito gosto e animação, porque conhecem a importância do evento, que já ajudou diretamente milhares de crianças. Mas, olhando a arte dessas crianças, surgiu a ideia de envolver as escolas de Foz. Pessoalmente adoro os desenhos da crianças da APAE e estou muito ansioso para ver o resultado final desse certame tão simpático”.
Detalhes do Evento
Data: Sexta-feira, 29 de novembro
Local: Unidade I – Melvin, Rua Padre Bernardo Plates, 1536 (ao lado do Detran)
Horários: Exposição das obras das 9h às 11h30 e das 13h às 15h
Aberto ao público
O evento é uma oportunidade para apreciar a criatividade dos alunos e valorizar a inclusão social por meio da arte.
Por Eliane Luiza Schaefer
com informações do Diário de Foz, parceiro do Busão Foz
Leave a Reply