A chegada de uma nova frente fria combinada a um corredor de umidade e um sistema de baixa pressão atmosférica na altura do Paraguai, potencializam a formação de nuvens carregadas e causam fortes temporais na Região Sul do Brasil ao longo da próxima sexta-feira, 28 de maio.
Há previsão de chuva e ventos fortes, principalmente entre o Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná, onde as rajadas de vento variam entre 50 a 70km/h. Nestas áreas não se descarta a chance até mesmo para eventual queda de granizo.
No sábado (29), a frente fria associada a um sistema de baixa pressão no Paraguai avança e segue causando chuva intensa, especialmente entre Santa Catarina e Paraná, com rajadas de vento que variam entre 60 e 80km/h na faixa central e leste de ambos os estados, incluindo as capitais. A chuva mais forte ocorre principalmente durante a madrugada e manhã, e novamente não se descarta o risco para granizo sobre ambos os estados.
No domingo (30), o estado do Paraná e litoral sul de São Paulo, vão receberão chuva intensa devido à atuação da frente fria combinada ao sistema de baixa pressão atmosférica próxima ao Paraguai.
Atenção para o risco de chuva volumosa em áreas de encosta próximas ao litoral, e eventualmente transtornos como alagamentos e deslizamentos de terra. As rajadas de vento perdem força, mas ventos de até 50km/h poderão ser observados na região central e norte do Paraná.
As informações são de Clima Tempo
com informações do CabezaNews, parceiro do Busão Foz
Leave a Reply