Pedidos de Reembolso ao INSS Ultrapassam 1 Milhão

Mais de 1 milhão de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) solicitaram reembolso por descontos indevidos feitos por entidades associativas. Os dados foram divulgados na tarde desta quinta-feira (15) pelo órgão.

No total, 1.051.238 segurados registraram contestação na plataforma Meu INSS ou pelo canal 135. Além disso, 17.963 pessoas afirmaram que os descontos foram autorizados. Este novo serviço, que permite aos beneficiários consultar e contestar descontos não autorizados, está apenas no segundo dia de funcionamento.

Como funciona o serviço

Os segurados agora têm a opção de verificar o nome da entidade que fez o desconto, através do serviço Consultar Descontos de Entidades Associativas. Desde a última terça-feira (13), cerca de nove milhões de segurados foram notificados sobre esses descontos.

Investigações em andamento

Esses descontos estão sob investigação da Polícia Federal e da Controladoria Geral da União (CGU), que apura fraudes associadas a organizações criminosas que estariam vinculando segurados do INSS sem consentimento. Até agora, mais de 4,3 milhões de usuários acessaram a plataforma Meu INSS para verificar seus descontos. O prazo para solicitar reembolso é indeterminado.

As associações que forem contestadas terão que apresentar documentação para comprovar a autorização dos descontos ou devolver o valor. Se o pagamento ocorrer, a quantia será repassada ao Tesouro Nacional para ser devolvida aos segurados. As entidades usarão uma plataforma específica disponibilizada pela Dataprev.

Nota de alerta sobre fraudes

O INSS alerta que não realiza ligações nem envia mensagens por SMS ou e-mail sobre descontos de entidades associativas. Na sua comunicação oficial, a autarquia reforçou:

“É preciso redobrar o cuidado com golpes! O contato oficial será feito exclusivamente por meio de notificações no aplicativo Meu INSS. […] Evite clicar em links suspeitos e não forneça dados pessoais se receber alguma ligação.”

Para obter informações, o cidadão deve consultar o site do INSS ou suas redes sociais oficiais. Em caso de dúvidas, a central de teleatendimento está disponível pelo número 135.