Itaipu Expressa Condolências pela Morte de Pepe Mujica

A Itaipu Binacional anunciou com pesar a morte do ex-presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, aos 89 anos, nesta terça-feira (13), em Montevidéu. Mujica, que governou o Uruguai de 2010 a 2015, estava em tratamento contra câncer no esôfago desde o ano passado.

“Perdemos um dos maiores e mais respeitados líderes da América Latina: um político progressista, pensador humanista, reconhecido no mundo inteiro pela defesa da democracia e da justiça social,” comentou Enio Verri, diretor-geral brasileiro da Itaipu.

Legado e Visitas a Itaipu

Mujica esteve em Foz do Iguaçu (PR) em duas ocasiões nos últimos anos. Em março de 2016, ele participou da aula magna que inaugurou o ano letivo da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), realizado no Cineteatro dos Barrageiros. Durante essa visita, ainda atendeu jornalistas e conheceu as instalações da usina de Itaipu.

1cd9dfb5 e3b5 41af b50c 5ae7b0049248
Foto: Sara Cheida/ Itaipu Binacional

Retorno e Reflexões sobre a Integração

Em fevereiro do ano passado, Mujica retornou a Foz do Iguaçu para a Jornada Latino-Americana e Caribenha de Integração dos Povos. Nessa oportunidade, visitou novamente a usina e discutiu sobre o futuro da integração na região. “Enquanto o povo não entender que a integração defende os interesses do próprio povo, ela nunca será plena,” advertiu.

Último Encontro

Recentemente, em novembro de 2023, Enio Verri visitou Mujica em sua casa em Montevidéu. O diretor-geral da Itaipu descreveu o encontro como uma honra: “Foi uma honra ter sido recebido pelo Pepe Mujica, trocar experiências e debater sobre temas caros para o ex-presidente, como democracia, integração e meio ambiente. Mujica deixa um exemplo que irá atravessar gerações.”